Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A mudança da Sun para a RCA


Alguns críticos levantaram a questão de que a qualidade da música de Elvis começou a deteriorar na RCA. Eles responsabilizam o declínio ao cálculo comercial, o rígido esquema de gravação da RCA (comparado com a atmosfera provisória, caseira na Sun), ou o desejo do próprio Elvis de seguir os passos de Dean Martin. A música de Elvis sofreu algumas alterações quando ele mudou para a RCA, mas o termo "declínio" é muito severo para descrever a modificação de sua música. A música de Elvis não declinou na RCA, mas isto a afastou do rockabilly. Porém, nos anos 60, ela iria amadurecer para um legítimo som popular.
Parte da mudança em sua música foi resultado de acordos feitos por Elvis e o coronel com a publicação sobre música Hill and Range, que era afiliada à RCA. Depois que o acordo acabou, Hill and Range criou duas novas companhias de publicidade musical: Elvis Presley Music e Gladys Music. Essas companhias eram responsáveis pela obtenção dos direitos de todas as canções gravadas por Elvis.
Esta organização era financeiramente vantajosa para Elvis porque ele recebia não só pela performance cada vez que ele gravava uma música, mas também pela divulgação. Hill and Range recebiam metade dos lucros gerados pela Elvis Presley Music e Gladys Music. Os compositores que editaram suas canções pelas duas empresas menores deram uma grande porcentagem de seus direitos enquanto editores de música pela oportunidade de escrever canções para Elvis.
Eles também eram chamados para dar a Elvis créditos de co-autoria, mesmo ele não tendo escrito nenhuma canção ou parte dela em toda a sua carreira. Mas os compositores não reclamavam, porque mesmo com uma redução dos direitos, eles ganharam muito dinheiro. Ficou logo aparente que toda canção que Elvis gravava vendia milhões de cópias.
Obviamente, seria o melhor financeiramente para todas as partes se Elvis gravasse aquelas canções editadas por suas próprias companhias, embora por contrato ele não estivesse proibido de gravar outras músicas. No final das contas, o acordo com a Hill and Range limitou Elvis porque o material obtido pela Elvis Presley Music e Gladys Music algumas vezes vinha de compositores picaretas que haviam sido contratados pela Hill and Range por anos. Qualquer escritor com um acordo exclusivo com outra editora era impedido de ter seu trabalho gravado por Elvis. Conseqüentemente, Elvis era por vezes sobrecarregado com material medíocre de escritores sem brilho.





Jerry Leiber e Mike Stoller escreveram "Hound Dog", em 1952, para o cantor de blues Willie Mae "Big Mama", Thornton atendendo o pedido de Johnny Otis, um lider de banda ambicioso, produtor, compositor e R&B discotecário. Otis convidou o grupo para assistir Thornton ensaiar em sua garagem transformada em estúdio.
Após assistir o poderoso cantor berrar alguns números, Leiber e Stoller compuseram "Hound Dog" - uma canção sobre um gigolô - em aproximadamente dez minutos. Thornton rosnou as letras insolentes em uma batida de blues pesada e "Hound Dog" vendeu mais de meio milhão de cópias, chegando ao n° 1 nas paradas de R&B e tornou-se a gravação top de venda no mercado de R&B durante o ano de 1953.
Muitos intérpretes gravaram "Hound Dog," incluindo artistas de country como Tommy Duncan, Betsy Gay, Jack Turner e Billy Starr, e os artistas de salão Freddie Bell e os Bellboys. Bell animou o ritmo e temperou as letras com um toque humorístico acrescentando a linha, "Você nunca pegou um coelho e você nunca foi meu amigo." Elvis foi atraído pela atuação dos Bellboys em abril de 1956 quando estava hospedado no New Frontier Hotel em Las Vegas. Embora Elvis tenha fracassado em Vegas, trouxe de volta uma pequena recordação - a versão cômica de "Hound Dog."
Um artista cantando a toda voz a linha de abertura para "Hound Dog" parecia bizarro porque a música havia sido escrita para uma voz feminina e a decisão de Elvis de adicionar "Hound Dog" ao seu repertório foi interpretada de forma variada pelos historiadores do rock. Alguns insistem que Elvis deve ter se familiarizado com a versão de Thornton porque ele era um entusiasta do R&B e eles especulam que ele gravou a versão de Bell por reconhecer seu humor.
Os críticos sugerem que ele se apropriou da batida blues sem entender suas raízes. Parece porém, provável que Elvis conheceu o registro de Thornton. Ainda que a gravação de Elvis fosse uma interpretação de rock 'n' roll surgida depois de Bell, sua execução no concerto de Berle deve algo a ver com o som do blues de Thornton "Hound Dog."
Pressionado pelo produtor Steve Sholes para gravar a faixa, Elvis finalmente pegou "Hound Dog" após cerca de 30 tomadas nos estúdios da RCA em Nova York. Apoiado por "Don't Be Cruel," a gravação tornou-se o maior compacto de sucesso da história. Ele alcançou o n° 1 e manteve essa posição por 11 semanas, mais do que qualquer compacto feito na era do rock 'n' roll. Ele também alcançou o primeiro lugar nas paradas de música country e "rhythm-and-blues".
"Don't Be Cruel" era o outro lado de of "Hound Dog". Faixa relativamente nova, "Don't Be Cruel" não foi gravada por nenhum cantor antes de Elvis. À medida que a canção não era associada com nenhum estilo específico de cantar, Elvis poderia tomá-la inteiramente para si. A calmaria da gravação com o toque rápido do ritmo, tom leve e vocais harmoniosos dos Jordanaires indicam quão distante Elvis tinha ido da sonoridade do R&B puro e da música country music.




"Don't Be Cruel" foi escrita por um cantor-compositor de "rhythm-and-blues", Otis Blackwell. Ele vendeu a canção para uma editora de música, Shalimar Music, por US$ 25 no natal de 1955. O editor original de Elvis, Hill and Range, adquiriu a música.
Quando Elvis quis gravar a música, Blackwell havia dito que ele poderia fazer um acordo e partilhar os direitos com ele, apesar de Elvis não ter contribuído com nada na criação da música. Blackwell estava desconfortável com o acordo, mas pensou em mantê-lo para fazer um grande acordo financeiro com os direitos - se Elvis gravasse a música. Esta não seria a última vez que Elvis recebeu crédito por escrever uma canção que ele originalmente não compôs.
Durante a sessão de gravação, Elvis ensaiou "Don't Be Cruel" um par de vezes com seus músicos regulares de reserva, um pianista contratado pela RCA e os Jordanaires. Então o grupo trabalhou na música, aprimorando-a conforme iam através de quase 30 takes. Todos os músicos contribuíram com algo de seu próprio jeito. D.J. Fontana usou a guitarra com capa de couro do Elvis como um tambor provisório para capturar um efeito de tambor de corda arrumando-a através de sua bainha e batendo de volta com um martelo.
Seus esforços resultaram em uma das músicas mais amadas de Elvis e uma de suas favoritas. O total de vendas de qualquer música de Presley era freqüentemente difícil de calcular, mas em março de 1992, a música "Hound Dog"/"Don't Be Cruel" ganhou três vezes o status de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Porém, isso foi mais do que apenas uma nova estratégia promocional. Algumas implementações menores em sua música é que transformaram Elvis Presley em um cantor de rock 'n' roll. Uma parte vital dessa mudança ocorreu devido a imagem de Elvis que a mídia construiu no decorrer do tempo, particularmente depois de suas aparências controversas na televisão.
Talvez as aparências mais notórias de Elvis na televisão aconteceram quando ele foi três vezes convidado em The Ed Sullivan Show.
Fonte:lazer.hsw.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...