Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

domingo, 30 de janeiro de 2011

As Paixões de Elvis:O Karatê


O Começo de uma paixão
Elvis ficou alocado com o exército em Fort Hood, no Texas e foi lá que ele teve seu primeiro contato com as artes marciais ao ver uma demonstração de judô ou jiu-jitsu (há contradições nessa parte).
Porém, Elvis começa seu treinamento em artes marciais muito provavelmente somente em 1959, enquanto estava na Alemanha. Seu primeiro instrutor chamava-se Juergen Seydal, que seguia o estillo shotokan. Nesse seu começo de treinamento é sabido que ele treinou com um mestre vietnamita de nome desconhecido e foi ainda na Alemanha que começou a praticar karatê. Em sua volta aos EUA, em 1960, Elvis já era faixa preta na modalidade.

 
O Karatê nos Filmes e nos Shows...
Os efeitos dessa sua nova paixão já podem ser vistos em seu álbum gospel de novembro de 1960 chamado "His Hand In Mine". Nele Elvis está sentado em seu piano vestindo um broche com uma figura de faixa preta, mas que fica quase invisível na foto.
As situações em que podemos ver um pouco dessa influência são diversas. Por exemplo, enquanto filmava o filme "Saudades de um Pracinha" (original “G.I. Blues”) em 1960, ele fazia muitas ‘exibições’ de quebrar blocos e tijolos para a equipe de filmagem. Em um soco errado sua mão inchou e, apesar de toda maquiagem e esforço para disfarçar, o inchaço era aparente. Mesmo assim ele gravou cenas e até tirou fotos promocionais para o filme.
Além de "Saudades de um Pracinha", nos filmes "Coração Rebelde" (original "Wild In The Country"), "Feitiço Havaiano" (original "Blue Hawaii"), "Em cada sonho um amor" (original "Follow That Dream"), "Talhado para campeão" (original "Kid Galahad"), "Carossel de Emoções" (original "Roustabout"), "Feriado no Harém" (original "Harum Scarum"), e "Canções e Confusões" (original "Double Trouble”) podem ser vistos algumas influências em suas cenas de luta. 

Ajudando a espalhar o karatê
Assim como ele fez ao espalhar a cultura do rock'n'roll, até então negra nos EUA, Elvis também ajudou a espalhar o karatê no ocidente em uma época que poucos não-asiáticos praticavam artes marciais.
Uma das maneiras mais efetivas dele fazer isso foi, como dito e sabido, incorporar alguns movimentos em seus filmes e performances ao vivo. Porém ele também foi além ao financiar academias de artes marciais como o Instituto de Karate de Tennesse onde ele também ia treinar suas seqüências de kenpo.
Em 1974 Elvis também financiou a tour européia do time de karate dos EUA e começou um projeto para um filme que mostraria os treinamentos e competições da modalidade. Foi batizado de "The New Gladiators” (“Os Novos Gladiadores”, em tradução livre) e Elvis estava financiando, estrelando e narrando o filme.
Como a história nos conta o filme acabou não sendo realizado mas uma seqüência de Elvis praticando alguns exercícios de chi em setembro de 74 pode ser visto no filme de 1981 intitulado "This Is Elvis". Algumas fotos dessa sessão também foram publicadas na revista “People” em 1975 para marcar seu 40º aniversário.
Elvis ainda começou outro projeto com Ed Parker
, um dos pioneiros do karatê americano, amigo e seu parceiro de treinos chamado de "Billy Easter". Nesse filme Elvis faria o papel de um ex-agente da CIA que tem sua escola de karatê quando seu amigo é assassinado por traficantes e ele vai procurar vingá-lo. 
Fonte:giganteasia.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...