A
canções interpretadas por Elvis Presley são extremamente famosas,
embora muitos de seus compositores sejam bem pouco conhecidos. Abaixo
seguem as biografias de alguns dos mais notáveis compositores de canções
para Elvis.
Otis Blackwell
O
respeitado compositor e cantor Otis Blackwell compôs muitos clássicos
do rock 'n roll nas décadas 50 e 60. Nascido no Brooklyn em 1932,
Blackwell cresceu admirando o ator e cantor de música country, Tex
Ritter. Otis se tornou colunista da Shalimar Music no início de 1956,
após vender seis canções para esta companhia por US$ 25 cada, incluindo
"Don't Be Cruel". Na véspera de Natal, Blackwell estava na frente do
Brill Building (sede da editora musical do rock), na cidade de Nova
York, quando um arranjador perguntou se ele tinha alguma canção para
vender. Então, levou Otis para conhecer os proprietários da Shalimar que
compraram as canções e o contrataram após as festas de final de ano.
Elvis
gravou 10 composições de Blackwell, incluindo "Fever" (escrita com
Eddie Cooley), “All Shook Up", "Paralyzed" e "Return to Sender"
(reescrita com Winfield Scott). Entre outros clássicos do rock 'n roll
compostos por Blackwell estão "Great Balls of Fire" e "Breathless",
interpretados por Jerry Lee Lewis. Blackwell cantou nas demos de suas
canções para Elvis e Jerry Lee, imitando seus estilos. Ele e Elvis nunca
se encontraram.
Mac Davis
Apelidado
de "Pintor de Canções" por Glen Campbell, Mac Davis é bem conhecido por
compor canções que utilizam imagens concretas para pintar um quadro ou
contar uma história. Na década de 70, Davis se uniu a Billy Strange e
Elvis gravou diversas composições da dupla. Os dois forneceram a Elvis a
canção-tema de Charro!; a melodia "Nothingville" para o especial de televisão Elvis;
uma balada introspectiva intitulada "Memories" e duas peças brilhantes
chamadas "Clean Up Your Own Back Yard" e “A Little Less Conversation".
Sozinho,
Davis escreveu dois dos maiores hits de Elvis da década de 70, a
socialmente consciente "In the Ghetto" e a balada sentimental "Don't Cry
Daddy". Entre o final da década de 60 e início da de 70, as composições
de Davis foram gravadas por grandes artistas, incluindo Lou Rawls,
Bobby Goldsboro, Glen Campbell, Kenny Rogers, Andy Williams, Sammy
Davis, Jr. e Dolly Parton. Davis se aventurou como ator na década de 70 e
co-estrelou alguns dos grandes filmes de Hollywood, incluindo Heróis sem amanhã e Cheaper to Keep Her.
Leiber e Stoller
Jerry
Leiber e Mike Stoller adaptaram aspectos do blues e do R&B ao
escreverem para intérpretes do rock 'n roll. A integração com esses
gêneros musicais na década de 50 expandiu as possibilidades comerciais
do rock 'n roll. A dupla se encontrou em Los Angeles em 1950, quando
tinham apenas 17 anos. O músico Stoller e o compositor Leiber viram que
compartilhavam o mesmo interesse em blues e R&B. Passaram, então, o
verão escrevendo canções nestes estilos.
Sill,
gerente de vendas da Modem Records, tomou-os sob sua proteção e os
apresentou para os intérpretes e representantes da indústria da música.
Apesar de serem muito jovens, a dupla se deu muito bem, visto que os
importantes compositores de Tin Pan Alley da época pensavam que o rock
'n roll estava abaixo deles. Leiber e Stoller são famosos por
estruturarem suas canções como peças curtas (playlets), ou seja, contam
uma história - geralmente com humor ou sátira - durante os três minutos
de duração de uma música popular. Elvis gravou aproximadamente duas
dúzias de melodias de Leiber e Stoller, incluindo "Hound Dog" e
"Jailhouse Rock".
Doc Pomus e Mort Shuman
Doc
Pomus, nascido no Brooklyn, e o nova-iorquino Mort Shuman se juntaram
para escrever 15 canções para Elvis, incluindo algumas que foram
utilizadas como trilhas sonoras de seus filmes. A inesquecível canção
intitulada Viva Las Vegas foi composta por Pomus e Shuman especialmente
para o filme. Outras músicas de filmes incluíam composições de
Pomus-Shuman anteriores que foram recicladas para as trilhas sonoras.
Pomus co-escreveu mais algumas trilhas sonoras com outros compositores,
incluindo "Girl Happy", "I Feel That I've Known You Forever" e "She's
Not You"
Mas
o melhor trabalho da equipe foi para os discos que não eram trilhas
sonoras de Elvis, incluindo a "Little Sister", que vendeu milhares de
cópias. Outras composições significativas de Pomus-Shuman incluem
"Surrender”, com base na balada italiana "Torna a Sorriento" e
"Suspicion". Pomus e Shuman também escreveram vários clássicos de rock
para outros artistas, incluindo "This Magic Moment" e "Save the Last
Dance for Me", pelos Drifters, e "A Teenager in Love", por Dion &
the Belmonts.
Jerry Reed
Nascido
em Atlanta, Georgia, no dia 20 de março de 1937, o compositor e cantor
de música country Jerry Reed Hubbard compôs quatro canções gravadas por
Elvis. Embora isto seja pouco em comparação a outros compositores que
escreveram para Elvis, duas dessas melodias são "Guitar Man" e "U.S.
Male". Estas músicas foram gravadas um pouco antes da explosão de
criatividade gerada pelo especial de televisão Elvis. As
canções representaram um distanciamento dos discos de trilhas sonoras e
uma aproximação com material de melhor qualidade e sentido
contemporâneo.
Reed
também tocou guitarra para Elvis em "Guitar Man". Era um dos vários
músicos do Sul que foram influenciados por Elvis e, posteriormente,
acabaram trabalhando com ele. Em 1967, Reed gravou "Tupelo Mississippi
Flash", uma paródia de Elvis que foi um tributo cômico para seu ídolo. A
carreira de Reed como intérprete se acelerou na década de 70, quando
uma moda para as coisas do Sul atacou Hollywood e ele se beneficiou de
sua imagem de bom moço, ainda que sem verniz social. Contracenou com
Burt Reynolds em quatro filmes, incluindo o popular Agarra-me, Se
Puderes.
Ben Weisman
Nascido
em 1921, em Providence (Rhode Island), Ben Weisman escreveu ou
co-escreveu mais de 50 canções para Elvis - mais do que qualquer outro
compositor. Weisman iniciou sua produtiva associação com Elvis em "First
in Line", que foi gravado em 1956. Ele se uniu freqüentemente com Fred
Wise, mas também compôs com Aaron Schroeder e Randy Starr.
Muitas
das composições de Weisman foram escritas para as trilhas sonoras dos
filmes de Elvis e, por isso, buscavam se ajustar à linha da história ou
adiantar os acontecimentos da trama. A maioria era suave, no estilo pop
adocicado que definiu os discos de trilha sonora de Elvis. Dentro destas
limitações, Weisman, às vezes, surgia com alguma letra memorável.
Algumas de suas melhores incluem "Crawfish", de Balada Sangrenta; "Follow That Dream", de Em Cada Sonho um Amor; "Rock-a-Hula Baby", de Feitiço Havaiano; "I Slipped, I Stumbled, I Fell", de Coração Rebelde; e "Got a Lot o' Livin' to Do", de A Mulher Que Eu Amo. Mais tarde na sua carreira, Weisman teve um papel recorrente na novela da CBS, The Young and the Restless, como um pianista no Club Allegro.Fonte:howstuffworks
Nenhum comentário:
Postar um comentário