O concerto de 1961 no Havaí marcou a última apresentação ao vivo de Elvis Presley até 1969, e ele não fez nenhuma aparição na televisão após o especial de Sinatra até dezembro de 1968. Durante a maior parte dos anos 60, se os fãs de Elvis quisessem vê-lo, eles tinham de vê-lo na tela de cinema.
Em maio de 1960, Elvis havia retornado a Hollywood para começar a filmar Saudades de um Pracinha (G.I. Blues). O enredo do filme é sobre um cantor servindo no exército na Alemanha. O produtor Hal Wallis emprestou detalhes da própria vida de Elvis para detalhar o roteiro, como já havia feito nos dois filmes anteriores que ele fez com Elvis. Em Saudades de um Pracinha, o personagem de Elvis não apenas assume seu posto na Alemanha, mas também é membro de uma divisão de tanques da mesma maneira que Elvis havia sido.
Como os filmes que Elvis fez antes de entrar para o exército, Saudades de um Pracinha é baseado nos eventos de sua própria vida, mas é uma comédia musical em vez de um drama musical. Saudades de um Pracinha visava um público familiar e o estilo artístico controvertido de Elvis havia sido amenizado. Ainda que a maioria das canções tivessem um ritmo acelerado, elas não possuiam o mesmo som pesado, conotação sexual ou performance emocional das gravações anteriores de trilhas sonoras de Elvis.
A imagem de Elvis na tela foi deliberadamente amenizada para Saudades de um Pracinha Em uma cena, ele canta uma música folclórica com estilo de som bávaro durante o show de marionetes de uma criança, enquanto em outra, ele toma conta de um bebê adorável. Os anúncios do filme resumem perfeitamente essas mudanças: "Veja e ouça o novo Elvis: o ídolo dos adolescentes é o ídolo da família".
Feitiço Havaiano foi um enorme sucesso, classificado em décimo quarto lugar em bilheteria em 1960. O álbum da trilha sonora atingiu o No. 1 rapidamente, permanecendo nas listas por mais tempo que qualquer outro álbum de Elvis Presley. Os críticos de cinema aplaudiram o novo Elvis. Eles aprovaram sua nova imagem e previram que ele encontraria muitos novos fãs entre mulheres mais velhas. Elvis não tinha o mesmo entusiasmo dos críticos com Saudades de um Pracinha. Ele achou que havia números musicais demais e acreditava que alguns deles não faziam nenhum sentido no contexto do enredo. Ele estava preocupado que a qualidade de muitas dessas canções não era tão boa como a da música de seus filmes anteriores.
Elvis estava ansioso para assumir papéis mais desafiadores e sérios. O filme de bangue-bangue Estrela de Fogo (Flaming Star) lhe deu a chance de comprovar suas habilidades como ator. O filme reuniu alguns dos atores mais notáveis e profissionais criativos de Hollywood. Neste drama tenso, Elvis foi capaz de atuar com os artistas veteranos John McIntire e Dolores Del Rio. A estreante Barbara Eden, que posteriormente estrelou a série de TV Jeannie é um Gênio, também foi apresentada no filme.
O Diretor Don Siegel, que posteriormente obteve aclamação dos críticos pelo seu trabalho no filme original Perseguidor Implacável (Dirty Harry), fez uma forte declaração sobre preconceito racial no roteiro, que havia sido baseado em um romance popular de Clair Huffaker. Nunnally Johnson, um antigo produtor e roteirista de Hollywood, foi co-autor do roteiro com Huffaker. O bem-sucedido compositor Cyril Mockridge produziu a música de fundo.
Elvis teve mais uma oportunidade de atuar seriamente quando foi escolhido para estrelar o filme Coração Rebelde (ou Herança de um Forçado - TV) (Wild in the Country). O filme, dirigido por Philip Dunne, originou-se de um roteiro do dramaturgo Clifford Odets. Ele apresenta Elvis como Glenn Tyler, um jovem rebelde do interior sulista que tenta endireitar a sua vida após ter sido internado em um reformatório. O roteiro original para este filme não tinha canções originais, mas após a baixa bilheteria de Estrela de Fogo (Flaming Star), eles incluíram seis números musicais em Coração Rebelde. Apenas quatro deles foram incluídos na versão final.
Além da faixa-título que é cantada durante os créditos de abertura, Elvis canta uma canção para cada uma das três mulheres no filme. Mesmo com os números musicais, o filme foi considerado um desapontamento pelos fãs de Elvis. Como em Estrela de Fogo, o filme não perdeu dinheiro nas bilheterias, mas também não foi um grande sucesso.
Tanto Elvis como a co-estrela Tuesday Weld foram votados para o prêmio "Casaco de Chuva Ensopado" (Damp Raincoat Award) como os artistas mais frustrantes de 1961 pela revista Teen. Apesar de prêmios como esse dificilmente poderem arruinar a carreira de alguém, eles indicaram a Elvis e ao Coronel que esse tipo de filme não era o que os fãs mais devotados de Elvis queriam ver. Elvis não aceitou nenhum outro papel sério até o fim da sua carreira cinematográfica.
A interpretação padrão da carreira de Elvis no cinema é considerar essa transição como o início do fim, pois ele pareceu ter desistido de seu sonho de tornar-se um ator sério. No entanto, após Coração Rebelde, Elvis fez 24 filmes, todos foram sucessos financeiros e populares. Portanto, parece adequado dar uma interpretação diferente à carreira cinematográfica de Elvis: Elvis Presley não se tornou um ator sério, mas ele foi uma estrela de cinema extremamente bem-sucedida.
O primeiro nessa seqüência de filmes bem-sucedidos e populares foi Feitiço Havaiano (Blue Hawaii).
Fonte:howstuffworks
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