Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Houston:entrevista em 27/02/1970





Local: Houston 
 
Evento: Conferência de Imprensa
 

Elvis, o que acha de Houston?


Simpática. Gosto muito da cidade.Tem imenso espaço.

 

O que o fez decidir vir até ao Texas?


Para vos dizer a verdade, foi aqui que comecei a minha carreira, no Texas. Acho que os primeiros concertos que dei foram aqui em Houston e por todo o Texas.

 

Lembra-se de quais foram os sítios onde atuou, no Texas?


Atuei em Houston, em Corpus Christi, todas as cidadezinhas, Longview, caramba. Todas, eu estive lá. A sério, percorri o Texas inteiro.

 

O que pensa do Texas?


Gosto, gosto bastante.

 

Elvis, pode dar-nos - entendo que, com todos os grandes compromissos em Las Vegas, etc. - um motivo de ter escolhido o Livestock Show and Rodeo para actuar este ano.


Bem, foram eles que me convidaram para cá vir, e eu estava ansioso por actuar ao vivo. Eu não tenho... Já passou muito tempo desde que estive sobre um palco ou à frente de um público ao vivo. Como estava ansioso por fazer algumas apresentações, achei que seria uma boa oportunidade de me apresentar perante as pessoas.

 

Já alguma vez viu o interior do Astródome?


Nunca vi. Assusta-me que sei lá o quê (ri-se)... É um sítio muito grande.

 

No passado ficou conhecido por ser o Rei do Rock and Roll. Acha que o seu estilo mudou desde esse tempo em que lhe chamavam Rei, ou acha que esse ainda continua a ser o seu estilo?

 

Acho que de uma forma geral tudo melhorou. Quer dizer, o som em geral melhorou. Mas eu acho... Que tudo depende um pouco das canções. Está tudo interligado com as canções.

 

A sua apresentação sobre o palco vai manter-se como era, ou também melhorou a forma de se apresentar?


Eu limito-me a fazer o que sinto... sobre o palco. Sempre foi isso que fiz.

 

 




Vai continuar a fazer filmes?


Espero que sim (ri-se).

 

De que género?


Bem, gostaria de fazer filmes melhores.

 

O que quer dizer com melhores?


Bem, melhores que aqueles que fiz antes (tosse). Desculpem-me, mas não estou habituado a este ar fresco. Estou mais habituado ao cheiro das latas de lixo do International Hotel, caramba (ri-se). Se não sentir o cheiro de algum lixo, nem me sinto em casa. A serio (ri-se).

 

Tem alguns planos para fazer filmes neste momento?


Não, não há nada... Que eu sabia... Há alguma coisa, Coronel? Há algo na manga?

 

(Coronel Tom Parker) Não me posso comprometer.


Talvez um especial da Walt Disney de oito mílimetros para o ano que vem, acho eu. Não sei.


(Tom Parker) Estamos a filmar um agora.

 

O que sente quando vê a oportunidade de tentar encher o Astródome?


Bem, será o tipo de coisa que faço. Sinto um misto de várias coisas. É como um pequeno monte a escalar, um pouco de country western.

 

É o mesmo que faz no International Hotel?


Sim, é  o  mesmo  tipo  de coisa. Uma data de canções diferentes. Por isso, na essência, só espero poder dar um bom espetáculo.

 

O que é que aconteceu aos Jordanaires?


Não consigo fazê-los sair de Nashville. Bem... Ficaram presos em Nasvilhe e (ri-se) ganham tanto dinheiro... Estão a sair-se tão bem por lá... Que não conseguimos fazê-los ir para mais lado nenhum.

 

Tem alguns pensamentos sobre a ascensão do interesse pela música country?


Acho fantástico. Sabe, a música country sempre teve uma parte de influência sobre o meu tipo de música. Que nada mais é que uma combinação de música country, gospel e rhythm and blues. Foi realmente isso. Em criança, fui influenciado por todos esses géneros musicais.

 






Então considera-se basicamente um cantor de música country?


Detestaria ter de dizer estritamente country porque sempre gostei de todos os diferentes tipos de música em criança. Claro que provavelmente o Grand Ole Opry foi a primeira coisa que ouvi na vida. Mas gostava dos blues e da música gospel... Dos quartetos de gospel e tudo isso.

 

Alguma vez pega nos velhos discos da Sun Records para os ouvir?


(Ri-se) Têm um som mesmo esquisito, pá (ri-se). Têm imenso eco, caramba. Era isso mesmo que queria dizer há pouco, acho que o som, de forma geral, melhorou.

 

Acha que há mais facilidades hoje do que havia há 15 anos atrás?


Provavelmente há, mas acho que os engenheiros e as técnicas também melhoraram... Tudo em torno de uma gravação em geral.

 

Considera fazer mais avaliações quanto à sua carreira para voltar a atuar ao vivo?


(Elvis tem um ar compreensivelmente confuso, considerando esta pergunta pateta).

 

Por outras palavras, dantes só estava disponível para o público em filmes.


Sim.

 

Durante um longo período de tempo.


Acho que o mais importante para mim é a inspiração que recebo quando estou com um público ao vivo. Sentia saudades disso.

 

Foi difícil no International? Houve alguma pressão sobre si mesmo depois de já não atuar há tanto tempo?


Foi duro, mas gostei. Fiz algumas... gostei... tal como sei que também vou gostar aqui porque é um público ao vivo e é isso que faz toda a diferença.

 

Deixe-me perguntar-lhe uma coisa: que anda o seu pai a fazer?


Anda por aqui algures, pergunte-lhe a ele. Não sei. Pai, o que é que andas a fazer?

 

Elvis, há provas de um começo... (Tom Parker) Gostaria de apresentar o pai de Elvis, o Sr. Vernon Presley. Será que ele poderia vir para aqui e sentar-se? Vernon, não assines nada até eu verificar primeiro.


(Vernon Presley) Não sei escrever... Por isso nunca assino nada.

(Gargalhadas) (Elvis volta a tossir). É deste ar fresco, pá.

 




 
Elvis, há bastante provas de um esplendor sensacional. Será que isto indica que...


De quê? (ri-se). O quê?

 

As roupas não são as que estamos acostumados a ver-lhe.


A ideia foi retirada de um fato de karaté... Um tipo de fato regular de karaté, um kimono. (Ouve-se uma sirene no fundo). Eles vêm buscar-me? É isso? (ri-se).

 

O que quero dizer é: talvez agora, com a sua mudança de estilo a vestir e tudo o mais, você está a mudar um pouco do estilo que tinha há alguns anos?


Não sei. Acho que terá de ver o espetáculo. É  difícil  de  dizer.  Não sinto diferença nenhuma. Acho que a forma de vestir não tem assim tanto a ver com isso. Tirei a ideia de um fato de karaté porque já há muito tempo que estudo karaté e mandei fazer uns quantos fatos assim.



O que é que faz para se descontrair? Dizem que estudas...


Karaté! (ri-se). Se é que se pode chamar descontração a fazer isto (mexe as mãos), não sei. Não, leio bastante e ando a cavalo, esse tipo de coisa.



Ainda vive principalmente em...


Memphis! (ri-se) Cerca de metade do tempo... metade do tempo, sim. A outra metade em L.A.



Para o espectáculo que tem planeado para o Astródome, planeia cantar algumas das canções bem velhinhas... Logo das primeiras?


Gostava...



Tem algumas especiais?


... de experimentar umas poucas delas... Só para ver se ainda funcionam.



Qual é a dimensão da banda que traz consigo, Elvis?


É bem grande e é fantástica.







Elvis, deixe-me pôr-lhe este crachat. É o seu crachat oficial... E arranjámos outro para pôr o seu nome... Não que as pessoas não soubessem quem é, mas estávamos com medo que lho tentassem tirar como recordação. 
 

Ponha-o. Sr. Vernon Presley, é um prazer enorme tê-lo aqui sentado junto do seu filho. Acho que vamos ultrapassar uma data de recordes.


Espero que sim. Espero poder dar-lhes um bom espetáculo. É o mais importante.



Sem dúvida. E sem dúvida que dará.


Se lhes puder dar um bom espetáculo, sentirei que fiz algo com valor.



E dará. Qual foi o maior público ao vivo para o qual atuou?


Se não estou em erro, foi em Vancouver, no Canadá, não foi, Coronel?



(Tom Parker) Foi no Cotton Bowl.


Foi no Cotton Bowl, em Dallas. E acho que foram 25.000 pessoas.



Gostaria de fazer mais canções sobre pessoas que deixam de ser pobres para passar a ser ricas?


Acho que sim, se for o tipo certo de canção. Acho que sim, se for um bom tipo de material.



Já fez umas poucas de canções assim.


Sim, já fiz.



Tal como In The Ghetto.


Fiz In The Ghetto. Não sei. Não gostaria de fazer só esse tipo de canções. Por outras palavras, não gostaria que todas as canções contivessem uma mensagem, pois acho que ainda temos de levar em consideração o entretenimento.


Fonte: LP Elvis Speaks to You - Livro Elvis Word For Word, de Jerry Osborne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...