Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os Raros Momentos nos Estúdios nos Anos 60



De janeiro de 1964 a maio de 1966, Elvis gravou apenas trilhas sonoras de filmes, a maioria em Hollywood. Insatisfeito com sua vida por razões pessoais e profissionais complexas, preferiu não se arriscar nos estúdios de Nashville para gravar qualquer material. Quando finalmente decidiu gravar um novo álbum, voltou ao estúdio com outros músicos e um novo produtor, Felton Jarvis.
Elvis foi aos estúdios da RCA, em Nashville, na primavera de 1966 para gravar um álbum gospel, How Great Thou Art. Quando criança, ele era envolvido com a música gospel. Memphis era o centro da música gospel branca durante a década de 50, e, quando adolescente, Elvis assistia com freqüência as canções gospel toda noite no Ellis Auditorium. No início de sua carreira de gravações, criou o hábito, que ficou para sempre, de aquecer-se antes de cada apresentação cantando músicas gospel com os Jordanaires ou com seus companheiros. 




 
Elvis amava música gospel, mas ele favoreceu o estilo da harmonia a quatro vozes cantada por quartetos gospel masculinos associados às escolas de música do início do século passado. Um quarteto geralmente incluía o primeiro e segundo tenores, um barítono e um baixo. Na adolescência, os quartetos de gospel de que Elvis gostava incluíam os Blackwood Brothers, que ele conheceu pessoalmente, e os Statesmen, cujo cantor principal era o expressivo Jake Hess.
Os Statesmen eram conhecidos por suas canções sentimentais, altamente estilizadas, e Hess tinha fama de extravagante. Elvis ficou feliz quando Hess e seu último quarteto, os Imperials, acompanharam-no no estúdio para gravar "How Great Thou Art", além de algumas canções antigas, lançadas posteriormente. Estavam também no palco os Jordanaires e um grupo de apoio feminino.

Os arranjos para os números gospel consistiam de material de Statesmen e Blackwood Brothers. Na maioria dos números, Elvis cantava sozinho, com um dos quartetos acompanhando-o. O ponto máximo das apresentações aconteceu quando Elvis e Hess fizeram um dueto na famosa música "If the Lord Wasn't Walking by My Side", dos Statesmen
How Great Thou Art provou ser um marco na carreira de Elvis, dando a ele o primeiro dos seus três Grammys, esse na categoria Melhor Performance Sacra. Ganhou de Melhor Performance Inspirativa pelo He Touched Me, em 1972, e novamente nessa categoria pela canção "How Great Thou Art", do álbum Elvis Recorded Live on Stage in Memphis, em 1974. 



 
Elvis criou How Great Thou Art durante uma época de luta pessoal e profissional. Ficava frustrado com a formalidade dos filmes e suas trilhas sonoras convencionais. O ideal é que Elvis gravasse um álbum gospel no momento em que estava com a criatividade e o espírito lá embaixo. O gospel inspirou seu interesse pela música, sempre o acalmava antes de uma sessão ou uma apresentação.
Em dezembro daquele ano, a transmissão de seu especial na TV, Elvis, mudou sua carreira, apresentando-o para materiais de gravação modernos e novos caminhos. 
 Fonte:lazer.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...