Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Curiosidades sobre Love Me Tender


A primeira vez que o produtor de cinema independente Hal Wallis viu a atuação de Elvis, convenceu-o de que ele se tornaria um astro de grande projeção. Um veterano no ramo de negócios com cinema por 25 anos, Wallis tinha uma reputação estelar. Ele havia trabalhado como produtor executivo na Warner Bros. por muitos anos antes de fundar a Hal Wallis Productions em 1944.
Nos idos de 1956, Wallis capturou por acaso uma atuação de Elvis em um dos episódios de Stage Show. O efeito eletrizante que Elvis provocou nas mulheres da platéia no estúdio rendeu movimentos mágicos nos olhos aguçados do produtor. Sem perder tempo, ele chamou Coronel Parker na manhã seguinte a fim de realizar um teste de câmera para o jovem cantor controverso. Parker estava tranqüilo, lidando com Wallis como o experiente negociante que era, antes de casualmente responder que Elvis estava planejando estar na costa o quanto antes e talvez um encontro poderia ser arranjado.





No dia 1° de abril de 1956, Elvis fez o teste de câmera com o respeitado ator especializado Frank Faylen. Eles fizeram uma cena da peça de N. Richard Nash, The Rainmaker (O Homem Que Fazia Chover), que logo em seguida foi transformado em um filme de sucesso. Embora tenha sido feito no Primeiro de Abril, o teste de câmera de Elvis foi levado muito à sério. Sua presença de cena foi poderosa o suficiente para Wallis propor um contrato para três filmes. Se Hal Wallis podia confiar em Elvis como ator, então Hollywood aceitaria de bom grado que o jovem cantor estava bem preparado para o estrelato no cinema.
Elvis sempre amou filmes. Quando ele estava na escola secundária, trabalhou no teatro Loew's State Theater em Memphis. Mais tarde em sua vida, quando seu status de superastro privou-o de aparições públicas, Elvis freqüentemente alugava um teatro inteiro somente para ser capaz de ver um filme em paz. Desde o início de sua carreira, Elvis aspirou ser um ator de cinema. Quando sua súbita notoriedade abriu a porta para que isso acontecesse, ele ficou ávido para fazer o que quer que fosse para seguir carreira no cinema. "Cantores vêm e vão," disse Elvis, "mas se você é um bom ator, pode durar um bom tempo."






Hal Wallis estava trabalhando exclusivamente para a Paramount Pictures na ocasião, mas o estúdio não tinha um roteiro apropriado para Elvis quando ele assinou com Wallis. Assim, Elvis foi emprestado para a Twentieth Century-Fox para um drama sobre a Guerra Civil chamado The Reno Brothers. Sua participação no filme foi um papel secundário e tanto Robert Wagner quanto Jeffrey Hunter haviam sido considerados originalmente para o papel. Esse foi o primeiro e último filme no qual a participação de Elvis não foi especificamente planejada como marketing para ele.
A música tema do filme foi inspirada na balada da Guerra Civil chamada "Aura Lee" e recriada como as "Love Me Tender." Elvis lançou a música na forma de compacto, que se tornou imensamente popular e ganhou grande exposição após ele cantá-la no The Ed Sullivan Show. Devido ao fato da música ter se tornado um sucesso, o nome do filme foi trocado para Love Me Tender antes da estréia em Nova York em 16 de Novembro de 1956.
O enredo trata do destino de uma família de fazendeiros após a Guerra Civil. Elvis interpreta o filho mais novo, Clint Reno, que se casa com a garota de seu irmão primogênito. Todos acham que o irmão mais velho havia sido morto na guerra, mas ele retorna inesperadamente. A família é separada pelas conseqüências do matrimônio e no final, Clint é baleado e morto.
Os produtores de Love Me Tender se preocuparam com a possibilidade dos fãs de Elvis terem uma reação negativa com o final do filme. Disseram que a mãe de Elvis na vida real, Gladys, ficou chocada com a morte dele no filme. Ninguém sabia se as pessoas se afastariam dos cinemas uma vez que vazara o fato de que o personagem de Elvis morreria em uma das últimas cenas.
No final original do filme, a mãe de Reno, interpretada por Mildred Dunnock, toca o sino para como uma remanescência do convite feito aos irmãos Reno para o jantar. A dor e a tristeza em suas faces indicam que Clint havia ido para o Grande Além. Os créditos finais seguem imediatamente essa pungente mas pessimista cena. 





Após as tomadas de Love Me Tender terem terminado, Elvis foi chamado de volta no sentido de realizar um outro final para o filme. Nessa versão, seu personagem sobrevive. Contudo, o final utilizado realmente na versão definitiva do filme representa um compromisso entre os dois. Clint Reno é morto, mas A face de Elvis é sobreposta em cima da cena final com ele cantando "Love Me Tender". Essa versão se identifica com o roteiro original, mas os fãs são deixados com uma imagem mais positiva de seu ídolo.
Um grupo chamado Ken Darby Trio acompanhou Elvis nas sessões de gravação da trilha sonora, mas isso não foi uma decisão de Wallis. Ele não tinha nada a ver com a produção de Love Me Tender porque ele foi realizado pela Twentieth Century-Fox. A história sobre os músicos também não é verdadeira ou se refere a outro produtor de Hollywood. De fato, Moore, Black e Fontana aparecem em filmes posteriores que Elvis fez com Wallis.
Elvis sempre se deu bem com seus coadjuvantes e freqüentemente reverenciava a maior experiência destes na participação em filmes. Richard Egan, que interpretou o irmão primogênito Vance Reno, disse sobre Elvis: "Aquele menino poderia encantar os pássaros das árvores. Ele era tão disposto e modesto,nós fizemos o possível ao nosso alcance para ajudá-lo". Anos depois, em 1972, durante compromisso em Las Vegas , Egan se levantou depois do número final e iniciou uma ovação para seu antigo coadjuvante. 





Durante a produção de Love Me Tender, Elvis manteve uma rápida paixão com a coadjuvante Debra Paget, iniciando um longo hábito de flertar com suas parceiras de cena. Neste caso, todavia, seus interesses não foram notados porque Paget não estava interessada. Um par de anos mais velha que Elvis, Paget estava dedicando-se a sua carreira na ocasião. Sua mãe, que era judia,com fortes tradições, estava freqüentemente no estúdio, tinha grandes planos para Debra, nenhum deles envolvia Elvis.Havia tambem um boato de que ela era namorada do ecêntrico Howard Huges.
O filme de Elvis obteve resenhas brutais, o que não foi surpresa considerando o criticismo da imprensa popular antes dele se propor a atuar. Um crítico da revista TIME comparou a atuação de Elvis em várias cenas no filme com o salsicha, um personagem animado da Disney e um cadáver. Uma resenha na Variety foi mais direta ao ponto: "Avaliar Presley como ator, ele não o é. Não que isso faça alguma diferença". Mas o sarcasmo dos críticos caiu em ouvidos surdos. Quando um imenso cartaz promocional de Elvis como Clint Reno foi exposto no topo do cinema da cidade de NovaYork, milhares de fãs apareceram para ver a imagem de Elvis maior que a real.
Ainda que Love Me Tender tenha sido um distanciamento da imagem normal de Elvis, seu filme seguinte, Loving You, o trouxe de volta às suas raízes no rock 'n roll.
Fonte:lazer.hsw.uol.com.br

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...