Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ed Sullivan recebe Elvis em seu programa!


Após declarar que Elvis Presley nunca apareceria em seu programa, Ed Sullivan voltou atrás e marcou Elvis para três shows......

Duas semanas depois da primeira sessão de gravação de Elvis na RCA, ele fez sua primeira aparição televisiva no Stage Show semanal de Tommy and Jimmy Dorsey. Durante as oito semanas seguintes, ele apareceu nessa série de variedades mais cinco vezes e, a cada vez, o show recebia as melhores índices de audiência. O primeiro show, entretanto, foi apenas moderadamente bem-sucedido e foi derrotado em índices de audiência pelo The Perry Como Show.
Stage Show era um típico programa televisivo de variedades em meados de 1950. Compreender a natureza desses shows de variedade nos ajuda a entender por que Elvis criou tanta confusão. Com um formato de hora longa, o Stage Show apresentava performances de diversos grupos de artistas, desde cantores populares, animais, atores e bailarinos. Toda semana um anfitrião convidado apresentava alguma das atrações desse particular programa.
Na primeira aparição de Elvis, ele foi apresentado pelo discotecário Bill Randle de Cleveland, que foi supostamente a primeira personalidade de rádio a tocar um disco de Elvis fora do Sul. Randle, entretanto, viria a ser a única pessoa apresentada em qualquer uma das aparições de Elvis no Stage Show que teve alguma ligação com o jovem cantor.

Os outros anfitriões e estrelas convidadas que apareceram com Elvis incluíam as cantoras de jazz, Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald, os comediantes Joe E. Lewis e Henny Youngman, um chimpanzé ator, uma equipe de acrobatas e um organista de 11 anos. Comparado a esses tipos de artistas - que eram considerados adequados ao público familiar - a nova música energética e o estilo de apresentação dinâmico de Elvis o assemelhavam a um "extraterrestre". O vestuário e o topete Beale Street do jovem cantor o fizeram sobressair ainda mais.







Em sua primeira aparição, Elvis estava visivelmente nervoso. Ele cantou "Shake, Rattle, and Roll" e "Heartbreak Hotel," se sacudindo e remexendo um pouco e, então rapidamente saiu de cena. Em sua aparição final, ocorreram mais de uma interação entre Elvis e seu público pois o jovem trabalhou duro para guiar as garotas na multidão em uma delirante gritaria.

Quando ele desafinou o acorde de abertura de "Heartbreak Hotel" em sua guitarra, uma explosão de gritos e aplausos invadiu. Elvis hesitou por um momento, atormentando o público com a expectativa. Quando começou a cantar, ele se moveu pelo palco, sacudindo seus ombros e balançando suas pernas.

Alguns movimentos foram obviamente elaborados para extrair respostas emocionais das garotas, e o sorriso de Elvis provou que ele estava deleitado com seu efeito explosivo sobre suas fãs. A interação entre Elvis e suas fãs parecia muito com um jogo: ele instigava as mulheres com seus movimentos provocantes, elas clamavam por mais. Ele prometia ir mais longe e algumas vezes ia mesmo.

Na última primavera de 1956, Elvis apareceu no The Milton Berle Show pela primeira vez. O show era transmitido do USS Hancock, que estava ancorado na base naval de San Diego. Apesar do local original, essa aparição televisiva é raramente mencionada em biografias ou outras descrições da carreira de Elvis, pois sua segunda aparição no programa Berle a obscureceu completamente.

Essa aparição em 5 de junho abanou as chamas da controvérsia em todo o país de seu estilo de dançar mexendo os quadris. Elvis cantou "Hound Dog" pela primeira vez na televisão nessa noite primaveril. Quando começou a cantar, ninguém sabia o que esperar, pois a melodia era nova. Mas o público respondeu imediatamente com entusiasmo. Elvis foi então um pouco além em sua performance: ele abaixou lentamente o coro final da música para um tempo de blues e empurrou sua pélvis na batida da música de uma maneira particularmene sugestiva. 







No dia seguinte, a imprensa o apelidou de "Elvis the Pelvis". Muitos descreveram seu ato comparando-o a um striptease. Jack Gould do The New York Times declarou, "Sr. Presley não possui compreensível capacidade de cantar", enquanto John Crosby do New York Herald Tribune chamou Elvis de "terrivelmente sem talento e vulgar". A crítica estimulou os pais, grupos religiosos do norte e do sul e a associação de pais e alunos a condenarem Elvis e a música rock 'n' roll, associando ambos a delinqüência juvenil.

Elvis não podia compreender sobre o que era todo o barulho: "Isso é apenas música. Em um monte de jornais, eles dizem que o rock 'n' roll é uma grande influência para a delinqüência juvenil. Eu não acho que seja. De qualquer maneira, eu não vejo como a música tenha qualquer coisa a ver com isso... Estou sendo culpado agora mesmo por tudo de errado neste país."

Após o The Milton Berle Show, o coronel Parker agendou Elvis no The Steve Allen Show, um novo programa de variedades transmitido no mesmo horário que o enormemente popular show do Ed Sullivan. Allen odiava rock 'n' roll, mas estava ciente dos altos índices de audiência que o show do Berle recebeu quando o Elvis apareceu. Ele também tinha conhecimento da controvérsia.

Para diminuir o tom da performance sexy de Elvis, Allen insistiu que ele usasse um smoking durante seu segmento e o apresentou como "o novo Elvis Presley". Elvis cantou uma de suas músicas mais recentes, uma balada lenta e difícil, chamada "I Want You, I Need You, I Love You". 





Imediatamente após esse número, a cortina se abriu para revelar um bassê hound fofinho em cima de um banco alto de madeira. Elvis cantou "Hound Dog" para a dócil criatura, que roubava a cena do cantor com sua expressão melancólica. Allen usou humor para acalmar o estilo sensual de dançar de Elvis, proibindo-o de se movimentar muito pelo palco e até mesmo impedindo-o de usar sua marca registrada Beale Street. Os fãs ficaram furiosos e fizeram piquete nos estúdios NBC-TV na manhã seguinte com cartazes onde se lia, "We want the gyratin' Elvis" (Queremos o Elvis rebolativo).

Mais tarde no programa, Elvis se juntou a Allen, Imogene Coca e o companheiro sulista Andy Griffith em um esquete de comédia que satirizou programas de música country, não diferente de Louisiana Hayride. Muitas das piadas eram voltadas para rebaixar a cultura sulista. A apresentação de Allen do Elvis cantando para um cachorro e a aparição do esquete "caipira" realmente ridicularizou Elvis. Steve Allen foi o real vencedor essa noite, pois seu show bateu o Sullivan em índices de audiência.
Elvis se estabeleceu como um artista que poderia atrair uma grande audiência televisiva e aumentar muito o índice de audiência, portanto, não é nenhuma surpresa que após muitas rejeições, o coronel finalmente agendou Elvis para aparecer no The Ed Sullivan Show, um programa de variedades do horário nobre, com índice de audência muito alto.


Sullivan, que era uma figura poderosa na indústria, declarou publicamente que não permitiria que Elvis aparecesse em seu show porque era um programa familiar. Mas os índices de audiência falaram mais alto do que o escrúpulo e Sullivan voltou atrás após o The Steve Allen Show obter tamanho sucesso. Elvis recebeu um cachê sem precedentes de US$ 50.000 por três aparições no The Ed Sullivan Show. Isso era muito mais do que os US$ 5.000 por show que o coronel Parker pediu apenas algumas semanas antes quando Sullivan o recusou.

A performance de Elvis no The Ed Sullivan Show está incutida nos anais da história do rock devido a decisão dos censores de exibir o jovem cantor volátil apenas da cintura para cima. Entretanto, ao contrário da crença popular, esta decisão não foi tomada até sua terceira aparição. 





O ator Charles Laughton teve a função de anfitrião substituto na noite da primeira aparição de Elvis porque Sullivan estava se recuperando de um acidente de automóvel. Nos cinescópios e na seqüência de vídeo dessa performance, Elvis pode ser visto em figura inteira, cantando "Love Me Tender" e "Don't Be Cruel", então, posteriormente, da cintura para cima, cantando "Hound Dog" e "Ready Teddy".
A terceira e final aparição no show do Sullivan, em 6 de janeiro de 1957, contém momentos lendários quando os censores da CBS não poderiam permitir a exibição de seu corpo inteiro. Visto apenas da cintura para cima, Elvis ainda fez um show excitante, cantando sete música em três segmentos. Em um segmento, Elvis e os Jordanaires cantaram "Peace in the Valley", que Elvis dedicou às vítimas do terremoto do Leste Europeu.

Mas foi sua tradução de sucessos de Presley como "Heartbreak Hotel" e "Hound Dog" que provocaram o público do estúdio. Seus gritos e aplausos insinuaram aos telespectadores o que Elvis estava fazendo fora do alcance da câmera, quase subvertendo a intenção dos censores. Novamente, a interação entre Elvis e o público do estúdio aumentou o poder de sua performance. Após o número final de Elvis, Sullivan declarou ele ser "um rapaz realmente fino e decente" - uma declaração particularmente hipócrita considerando que ele e os censores tinham exatamente acabado com a atuação de Elvis.

Por anos, as pessoas se surpreenderam com o fato de Elvis ter sido censurado durante sua terceira aparição no show do Sullivan. A explicação mais simples e mais provável é que Sullivan recebeu críticas negativas sobre as aparições anteriores de Elvis. Outras explicações mais escandalosas incluem a teoria de que o Coronel forçou Sullivan a desculpar-se em público por observações que ele fez sobre Elvis à imprensa no verão anterior e o pedido de somente da cintura para cima era o modo de Sullivan de se vingar de Parker.

A explicação mais louca foi oferecida por um ex-diretor do The Ed Sullivan Show, que disse que durante a segunda aparição, Elvis colocou um tubo de papelão na frente de suas calças e o manipulou para arrancar gritos do público do estúdio. Para evitar uma ocorrência repetida desse comportamento, Sullivan supostamente insistiu na cobertura acima da cintura na aparição final de Elvis. Nenhuma dessas explicações oferecem qualquer visão real sobre as motivações de Sullivan mas todas se adicionam ao folclore que cerca esse evento, aumentando assim a imagem de Elvis como um notório rock 'n' roller.
Fonte:lazer.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...