Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A canção "Don't be cruel"



"Hound Dog" e "Don't Be Cruel" de Elvis Presley se tornaram um duplo hit que saltou para o número 1 e permaneceu nesta posição por 11 semanas - mais tempo que qualquer outro single lançado na era do rock 'n roll. Também chegou ao topo das paradas da música country e do blues.
"Don't Be Cruel" foi escrita pelo compositor e cantor de blues Otis Blackwell, apesar de Elvis levar créditos como co-escritor. Blackwell tinha vendido a canção para um editor musical, Shalimar Music, por US$ 25, na véspera de Natal de 1955. O editor principal de Elvis, Hill and Range, tinha adquirido a música e a demo era uma de várias que o novo cantor ouviu durante uma sessão de gravação na RCA, em julho de 1956.
Blackwell disse que, quando Elvis quis gravar a canção, teve que fazer um acordo e compartilhar os créditos da música, apesar de o cantor não ter contribuído em nada na composição. Blackweell não facilitou a negociação, mas observou que ainda faria muito dinheiro com royalties - mesmo que fosse a metade - se Elvis gravasse a canção. Esta não seria a última vez que Elvis receberia créditos pela composição de uma música que não havia criado.





Durante a sessão de gravação, Elvis ensaiou a música algumas vezes com seus músicos regulares de gravação, um pianista contratado da RCA e o Jordanaires. Então o grupo trabalhou na canção, aprimorando-a ao longo de quase 30 tomadas.
Todos os músicos contribuiram de alguma maneira. Fontana usou a guitarra com capa de couro de Elvis como um tambor provisório para capturar um efeito de tambor de corda arrumando-a através de sua bainha e batendo nela com um martelo. Estes esforços resultaram em uma das mais amadas canções de Elvis e uma de suas favoritas. As vendas totais para qualquer single de Presley são muitas vezes difíceis de calcular, mas em março de 1992, "Don't Be Cruel"/"Hound Dog" haviam sido premiadas com disco triplo de platina pela RIAA.
Fonte:howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...