Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Canção "Heartbreak Hotel"



As origens do hit "Heartbreak Hotel" de Elvis Presley podem ser encontradas em Miami. "I walk a lonely street” (Eu caminhava numa rua solitária) veio um bilhete suicida de uma alma desconhecida que acabou com sua vida em um hotel de Miami. O Miami Herald trazia uma foto do corpo na primeira página com o título, "Você Conhece Este Homem?". A história continuava explicando que o homem tinha sido descoberto sem nenhuma identificação. A polícia só encontrou o bilhete em um de seus bolsos.
Em Gainesville, o músico-compositor Tommy Durden pensou que as palavras no bilhete soavam como um blues e dariam uma grande letra em uma canção. Buscou a opinião de sua amiga Mae Boren Axton que era uma compositora local, personalidade da televisão e publicitária.
Axton tinha feito uma vez alguns trabalhos para Coronel Tom Parker e sugeriu que escrevessem a música para Elvis Presley. Como a história conta, ela teria dito a Elvis que estava escrevendo sua primeira canção que venderia milhões. Depois Mae decidiu que "down at the end of " (no fim da rua solitária) naturalmente se encontraria um "Heartbreak Hotel", o restante da música foi composta pela equipe na hora.
Glen Reeves, um cantor local, gravou uma demo da canção em um estilo que sugeria Elvis Presley. Axton voou para Nashville em novembro de 1955 para apresentá-la a Elvis que estava em Music City para acompanhar uma conveção de DJs de música country. Elvis adorou a música, supostamente exclamando "Hot dog, Mae!" enquanto a escutava de novo, umas dez vezes seguidas.



"Heartbreak Hotel" se tornou o primeiro disco de Elvis lançado em seu novo selo, RCA. Em dezembro de 1955, a RCA reimprimiu "Mystery Train" de Elvis, originalmente lançada pelo selo da Sun, mas a reimpressão não vendeu particularmente bem. Elvis entrou nos estúdios da RCA, em Nashville, no dia 10 de janeiro de 1956, para gravar novo material. "Heartbreak Hotel" foi o segundo som que Elvis gravou naquele dia.
Axton havia pedido que Reeves imitasse o estilo de Elvis na demo e este copiou a entonação vocal de Reeves para o disco. A história mostra que o estilo de Elvis era familiar o suficiente para ser reconhecido como seu na época. Isto também ilustra o padrão de Elvis ao gravar uma demo. Ele copiava a interpretação do cantor da demo sempre que gravava sua versão de uma canção.
Na Sun Records, Elvis tinha sido apoiado por Sentry Moore na guitarra e Bill Black no baixo. Mais tarde, um baterista foi adicionado - posição preenchida por D.J Fontana. Na RCA, o grupo de Elvis foi integrado por Chet Atkins na guitarra de ritmo e Floyd Cramer no piano, junto com um trio gospel formado por Ben e Brock Speer da Speer Family e Gordon Stoker dos Jordanaires.




"Heartbreak Hotel" tinha o som de eco que estava associado aos lançamentos de Elvis pela Sun, talvez até mesmo com um pouco de exagero. O efeito é sombrio, absolutamente fantasmagórico, particularmente durante as linhas de abertura para cada verso, quando Elvis canta sem acompanhamento. Sua voz é penetrante e o som, deprimente, capturando perfeitamente a alienação da juventude insatisfeita.
A canção foi lançada como um single no dia 27 de janeiro de 1956, amparada por "I Was the One". No dia seguinte, Elvis apareceu no programa de Tommy e Jimmy Dorsey na TV, Stage Show, mas não cantou "Heartbreak Hotel" até sua terceira aparição no show, no dia 11 de fevereiro. Ele cantou em duas aparições subseqüentes no Stage Show e na sua primeira participação no The Milton Berle Show, no dia 3 de abril.
A exposição na televisão, sem dúvida, ajudou a impelir a música para a posição número 1 das mais vendidas da Billboard e nas paradas de jukebox, onde ficou por oito semanas. Também chegou ao topo das paradas da música country e a posição número 3 do R&B. Tornou-se a primeira canção de Elvis a vender milhões, como Axton havia previsto. 

Mae, Ken, e Sra. Ed Wood 

Elvis gravou centenas de músicas escritas por uma variedade de compositores durante sua carreira, por isso não é surpreendente que alguns destes tenham sido considerados "peculiares". Mae Boren Axton, a co-autora de "Heartbreak Hotel", era uma professora de inglês que trabalhava em torno da periferia do showbusiness enquanto vivia na Flórida. Ela trabalhou como publicitária para Hank Snow All-Star Jamboree, que também tinha contratado o Coronel Tom Parker. Axton era irmã do senador de Oklahoma, David Boren, e mãe do cantor/ator Hoyt Axton. Depois que Elvis morreu, ela contribuiu para as notas explicativas de The King Is Gone, de Ronnie McDowell's.
O compositor e vencedor de prêmios da Academy Award, Ken Darby, escreveu e arranjou "Love Me Tender" para o primeiro filme de Elvis. No início de sua carreira, Darby fez uma contribuição singular para a cultura do cinema americano ao realizar uma tarefa fora do comum para o filme O Mágico de Oz. Foi responsável pela criação de um som distintivo nas vozes dos Munchkins.
Dolores Fuller co-escreveu 12 canções para Elvis, incluindo "Rock-a-Hula Baby", "Do the Clam” e "Barefoot Ballad". Fuller foi a esposa de Ed Wood Jr., hoje popular diretor de filmes de terror e ficção científica que trabalhou às margens da indústria durante as décadas de 50 e 60. Ela apareceu em seu filme de 1954, Jail Bait 
Fonte:howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...