Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

domingo, 7 de setembro de 2014

O encontro de Elvis com Liberace


 "Elvis e Liberace tinha duas coisas em comum, além do fato de que ambos eram músicos. Os dois eram gêmeos que perderam seus irmãos no momento do nascimento, e que ambos amavam opulência "Lamar Fike em Elvis Aaron Presley.: Revelations da Máfia de Memphis"




 Por alto, parece pouco provável que Elvis e Liberace não tinham nada em comum. Eles nasceram com uma geração de distância. O último entretia um público adulto e conservador em meados dos anos cinquenta, enquanto Elvis apelou para uma geração jovem tentando escapar do mundo conformista de seus pais. No entanto, através do respeito mútuo, os dois homens, que estavam sempre na imprensa, por diferentes razões, foram capazes de colmatar as lacunas geracionais e culturais entre eles.
 
Wladziu Valentino Liberace nasceu em 19 de maio de 1919, em Wisconsin. Ao contrário de Elvis, que era mais próximo de sua mãe, o pai de Liberace teve a maior influência sobre ele. "O amor de meu pai e um respeito pela música criara nele uma profunda determinação para dar o seu legado para o mundo", o filho lembrou. Sua mãe, por outro lado, considerava as aulas de música de seus filhos um desperdício dos parcos recursos da família.
 
Na década de 1940, Liberace criou e refinou seu ato musical. Usando o candelabro como sua assinatura em sua fase pop,  definiu a si mesmo como "o virtuoso do piano mais incrível do dia de hoje." Finding Las Vegas o local perfeito para seu ato extravagante e chamativo, Liberace tinha uma riqueza acumulada e uma base de fãs em rápida expansão. Por volta de 1955, ele estava fazendo um inédito de US $ 55.000 por semana no Hotel Riviera e tinha mais de um quarto de milhão de fãs em  200 fã-clubes de todo o país. Antes de Elvis Presley surgir no cenário do entretenimento para substituí-lo, Liberace foi o maior astro pop da cultura no país, e um dos mais bem pagos.
 



 
Apesar de seus gêneros musicais serem obviamente diferentes, houveram alguns paralelos na enorme popularidade tanto de Liberace e Elvis para serem apreciados como artistas. Ambos eram as maiores atrações em Las Vegas:Liberace nos anos cinquenta e Elvis na década de setenta. Ambos fizeram aparições recordes no Madison Square Garden, em Nova York-Liberace em 1954 e Elvis em 1972 Na década de 1950, quando os críticos questionaram o talento musical de ambos, eles responderam com um público enorme, colocandos em "shows" em vez de "concertos. "

 Eles se cruzaram duas vezes em Las Vegas em 1956 A primeira ocasião ocorreu durante compromisso de duas semanas de Elvis no Frontier Hotel, em abril e maio. De acordo com o biógrafo Peter Guralnick, Liberace foi uma das "celebridades em busca de curiosidade" que apareceram para ver o show de Presley no Frontier. Mais tarde, Elvis iria ao Riviera assistir uma parte do show de Liberace. Guralnick descreve a interação entre os dois artistas:
 
"... Não há mesmo um filme de Elvis e Liberace fazendo palhaçadas para as câmeras. Liberace, um dos artistas favoritos de sua mãe (Elvis fez questão de pegar o autógrafo do showman flamboyant), está fingindo tocar a guitarra de Scotty, enquanto Elvis atira-se para ele, jogando a cabeça para trás e rindo com facilidade, como ele canta, talvez, 'Blue swede shoes. ' Não a ponto de ser ofuscado, Liberace desenha um quadrado no ar, apontando para seu irmão George. Trata-se, em muitos aspectos, uma imagem perfeita de inocência. "



 
O segundo encontro dos dois artistas ocorreu seis meses depois, na noite de 14 de novembro de 1956 A estréia de Love Me Tender, primeiro filme de Elvis Presley foi marcada para Nova York, no dia seguinte, mas Elvis iria mais uma vez a Las Vegas dessa vez de férias.No Riviera ja no Showroom naquela noite, Liberace introduziu Elvis, que estava sentado na primeira fila. A United Press informou que o "público caiu na gargalhada" quando Liberace disse a Elvis: "Mantenha suas costeletas se você gosta deles, e eu vou manter meus casacos de ouro e piscinas de natação em forma de piano,nós podemos comprá-los."

 Em sua biografia Liberace, Bob Thomas descreveu o que aconteceu a seguir:
 
"Liberace enviou uma mensagem de que ele estaria disposto a reunir-se com a nova sensação musical em seu camarim. O assessor de imprensa do Riviera apressadamente notificou repórteres e fotógrafos, e eles estavam presentes para registrar o encontro dos dois ídolos musicais. 'Elvis, por que você e Lee não vão mudar as jaquetas? sugeriu o assessor de imprensa. Elvis vestiu o paletó de paetês dourado, e Liberace colocou o de Elvis. As câmeras clicado. O assessor de imprensa havia emprestado uma guitarra de um membro da banda e ele entregou a Liberace, dizendo: 'Que tal mais um switch? Você toca violão e Elvis pode tocar piano. " Os fotógrafos atiravam  furiosamente como se Liberace e Elvis realizassem uma jam session de 20 minutos, tocando "Hound Dog" e "Ill be seeing you"e outras canções associadas a cada um deles. "

 Como Lamar Fike observou, os dois homens "Adoravam a opulência" Cada um, no entanto, tinha um sentido diferente do que "opulência" significava. "Vamos enfrentar isso,Elvis gosto de ser sugado", Fike observou. "Linda [Thompson] tentou ensiná-lo que carpete felpudo vermelho não era condizente com um homem de sua faixa de renda, mas ela não foi bem sucedida." Fike estava se lembrando de 1974 da remodelação interior de Graceland. Elvis trouxe um mobiliário Provincial francês falso e mudou o esquema de cores da casa para vermelho. "Era vermelho esmagando de veludo tudo, e cortinas de cetim vermelho e tapete felpudo vermelho", lembrou Marty Lacker. "Kitsch Real. Parecia um bordel francês. "




Como Elvis, Liberace gastava muito para incorporar o materialismo na sua vida pessoal. Ao contrário de Elvis, no entanto, ele tinha um sentido mais tradicional de "opulência." Em 1953, sua primeira casa celebridade foi projetada e construída com um tema de piano por toda parte, incluindo uma piscina em forma de piano top. Mobiliário luxuoso, um ornamentado banheiro e antiguidades  foram incluídas na sua casa de sonhos.
 
Enquanto Elvis fez filmes de Hollywood na década de sessenta, o show de Liberace continuou a ser uma grande atração de bilheteria em Las Vegas. Apesar Presleyter deslocado ele do top  na década de setenta, Liberace continuou a atrair multidões respeitáveis ​​no Las Vegas Hilton, onde ambos os artistas realizaram shows.
 
Liberace sobreviveu a Elvis por quase 10 anos, morrendo em Palm Springs, Califórnia, em 4 de fevereiro de 1987, com a idade de 67 A parada cardíaca foi a causa da morte, resultante de, de acordo com Hank Greenspun do Las Vegas Sun, as complicações da AIDS. Esta alegação final da sua homossexualidade foi uma das perguntas que Liberace não podia responder. Ele negou essa acusação vigorosamente ao longo de sua vida, mesmo com a apresentação e ganho de duas ações judiciais contra jornalistas que fizeram tais  reivindicações. 

| Alan Hanson (julho de 2011)

Fonte: elvis-history-blog.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...