Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

terça-feira, 1 de julho de 2014

Elvis na Escócia



Um pequeno povoado da Escócia, que seus habitantes definem como um cantinho perdido do mundo, é o berço dos antepassados de Elvis Presley, o rei do "rock and roll", segundo a pesquisa genealógica de um escritor britânico. 

Trata-se de Lonmay, de apenas 300 habitantes, que passou do anonimato ao foco dos meios de comunicação do Reino Unido ante a possibilidade de que os numerosos imitadores do "rei" peregrinem a essa minúscula comunidade agrária de Aberdeenshire. 

Lonmay tem pouco a ver com outro pequeno povoado do Mississippi, Tupelo, onde em 8 de janeiro de 1935 nasceu Elvis Aaron Presley, mas o escritor escocês Andrew Morrison assegura que ali estão as raízes do cantor e, portanto, as do "rock and roll". 

Segundo publica hoje a imprensa britânica, Morrison, que publicará em breve um romance baseado em suas investigações, conseguiu rastrear os antepassados do cantor até 250 anos atrás, oito gerações no total. 





O escritor assegura que em Lonmay o antepassado mais antigo que conhece de Elvis é Andrew Presley, que em 1713 se casou com Elspeth Leg. 

Seu filho Andrew, nascido em 1720 e ferreiro de profissão, emigrou em 1745 para a América, durante uma das rebeliões destinadas a restaurar os Stuards no trono de Inglaterra e Escócia, e que se estabeleceu na Carolina do Norte. 

Andrew Presley Júnior teve descendentes que se estabeleceram no sul, onde lutaram nas guerras de independência e civil americana, e que chegam até Vernon Elvis Presley, nascido em 1916 e pai do "rei". 





Morrison estudou registros da paróquia de Lonmay e de outras igrejas americanas para sua pesquisa genealógica. 

"Acho que é verdade porque há muitos 'Presley' na região", afirmou Jim Presley, de 70 anos, que perdeu o "e" de seu sobrenome devido a um erro fonético mantido durante várias gerações. 

Morrison, que dedicou os últimos seis anos a esta indagação, assinalou que, "uma vez que se estabeleceu que os Presley eram escoceses, foi maravilhoso poder rastrear seu passado". 

"Inclusive tantos anos depois de sua morte (1977), Elvis é o ídolo mais duradouro", asseverou. 




De fato, a divulgação das possíveis raízes escocesas de Elvis deu lugar em Lonmay a esperanças de que se desenvolva o turismo no povoado devido às multidões que acodem de forma fiel a Graceland, a casa de Memphis (Tennessee) onde viveu e morreu o cantor. 

John Wood, que dirige um pequeno hotel na comunidade, disse que "esta notícia pode ajudar enormemente uma área que não se beneficia muito do turismo; colocará Lonmay no mapa". 

Curiosamente, se dá a circunstância de que Elvis nunca pisou em solo britânico, com exceção do escocês, quando em 3 de março de 1960 parou durante apenas duas horas no aeroporto de Prestwick em seu retorno aos EUA após prestar serviço militar na Alemanha.

OBS:Essa materia curiosa foi publicada em 23/03/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...