Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bill Porter,o grande engenheiro de som



Bill Porter, engenheiro de som americano que gravou astros como Elvis Presley e Roy Orbison através das décadas de 60 e 70. Ele também fez o som em shows de Elvis durante sete anos na década de 70. Em uma semana de 1960, suas gravações contabilizaram 15 das "Top 100” da revista Billboard, uma proeza que jamais foi alcançada.

Trabalhando com o lendário guitarrista e produtor Chet Atkins, Porter se tornou o engenheiro de artistas de grande nome, e foi influente na criação do “Nashville Sound”. Ele registrou um total de 579 gravações, sendo que 49 delas foram top 10, 11 números um (top) e 37 foram certificadas com discos de ouro. A maioria das músicas foram gravadas no Estúdio B da RCA em Nashville.

Porter gravou quase todos os hits “números um” de Elvis após seu retorno do exército americano. Em vez dos habituais microfones utilizados pela RCA, Porter escolheu usar um modelo Telefunken U-47 na voz de Elvis. Porter esteve presente na engenharia de som de, por exemplo, "Are You Lonesome Tonight", "It's Now or Never" dentre outros sucessos de Elvis nos anos 60.




 Porter deixou a RCA em 1963 para administrar o estúdio “Monument”, onde foram projetados muitos dos maiores sucessos de Roy Orbison durante este tempo, incluindo "It's Over", "Only the Lonely", "Running Scared" e a famosa "Oh, Pretty Woman "

 Porter também gravou vários shows de Elvis em meados da década de 70.
 Porter é atualmente professor emérito na Escola de Comunicações da Universidade Webster, em St. Louis - Missouri. Apesar de nunca ter sido graduado em nível superior, Porter criou e foi co-autor do primeiro currículo de nível universitário para o ofício de Engenharia de Áudio. Técnicas pioneiras de Porter, metodologia e currículo ainda estão sendo ensinadas em muitas faculdades e universidades nos Estados Unidos.

 Este anel de ouro com diamantes e pedra azul de Elvis Presley vem diretamente da coleção pessoal de seu antigo engenheiro de som e amigo, o lendário Bill Porter. O diamante e a pedra azul foram definidas em um lindo enlace de ouro em forma de ramos.





 Porter é conhecido pela engenharia de quase todos os hits de Elvis na década de 60 até sua morte em 1977. Gravando com Elvis no celebrado “Studio B” em Nashville Porter contribuiu para o sucesso de alguns dos maiores hits do Rei, incluindo" Are You Lonesome Tonight "e" It's Now Or Never ".

 As gravações de Porter com Elvis incluem os álbuns "Elvis Is Back", "His Hand In Mine", "Pot Luck" e "Something for Everybody". 

Bill esteve na estrada com Elvis entre 1969-1977 e gravou muitos shows de Elvis em Las Vegas.




Fonte:Familia Elvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...