Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

1973:o album Fool



Tentando ainda pegar carona no sucesso de Aloha From Hawaii a RCA lançou apenas alguns meses depois da trilha do especial de TV esse disco intitulado simplesmente de "Elvis". Como esse também era o nome de seu segundo LP lançado em 1956 os fãs acabaram batizando informalmente o novo disco de "The Fool Album" por causa da música de trabalho "Fool". 

Para compor "Elvis" o produtor Felton Jarvis fez uma colcha de retalhos sonora, misturando canções de sessões diferentes de Elvis, jam sessions e registros ao vivo. Como muitas vezes aconteceu na discografia de Elvis esse também foi um LP composto meio na improvisação, misturando faixas que nada tinham em comum. A estrutura dele basicamente é formada por várias canções que tinham sido inicialmente gravadas com a finalidade de compor a trilha sonora do filme Elvis On Tour e algumas canções que sobraram das sessões de Nashville em 1971.

 





Esse é o caso da faixa principal do disco, a música "Fool". Gravada em março de 1972 em Hollywood, foi produzida visando a inclusão na trilha de Elvis On Tour, porém com o cancelamento desse disco a canção ficou mais de um ano arquivada esperando o momento de ser lançada no mercado. Inicialmente foi (mal) aproveitada como lado B do single Steamroller Blues. Depois finalmente ganhou destaque abrindo o primeiro disco de inéditas de Elvis em 1973. A RCA inclusive se empenhou em sua promoção, disponibilizando até mesmo um single especial duplo (com a música em ambos os lados) para ser distribuído exclusivamente às emissoras de rádios.

 Apesar do esforço a música nunca emplacou completamente, não conseguindo se firmar entre os grandes sucessos da carreira de Elvis. "Where do I Go From Here" também é outra proveniente da nunca lançada trilha sonora de Elvis On Tour. Também gravada em março de 1972 ficou bastante tempo arquivada antes de ganhar a luz do dia. Não é uma das mais inspiradas canções da carreira de Elvis mas tem suas qualidades. Das sessões de 1971 em Nashville, o produtor Felton Jarvis ainda desenterrou "Love Me, Love The Lead I Life", uma faixa extremamente melancólica e sentimental. Com o lançamento dela e do country "For Lovin Me" praticamente se esgotou o lote de músicas dessa produtiva maratona de gravação.

Como Elvis vinha cada vez mais se destacando nos concertos ao vivo, Felton resolveu incluir uma faixa gravada em Las Vegas, na temporada realizada em fevereiro de 1972. Essa música, "It´s Impossible", é um dos pontos altos do disco, pois conta com uma interpretação perfeita por parte do cantor. Como sempre o grupo vocal também se destaca, conseguindo ser sutil e marcante na mesma medida. Uma das maiores curiosidades do "The Fool Album" foi a inclusão de 3 músicas gravadas informalmente por Elvis em fevereiro de 1971 na cidade de Nashville: "It´s Still Here", "I Will Be True" e "I´ll Take You Home Again Kathleen". 





Inicialmente registradas mais como um aquecimento antes das gravações principais, as faixas acabaram caindo nas graças do produtor por serem extremamente inspiradas e por contar com um Elvis bem disposto, tocando piano, praticamente se auto acompanhando solitário dentro do estúdio. Essas eram músicas antigas de que Elvis gostava muito, quase sempre as tocando em Graceland. "I´ll Take You Home Again Kathleen", por exemplo, foi escrita em 1912, ganhando uma versão popular em 1957 na voz de Slim Whitman e "I Will Be True" era de autoria de Ivory Joe Hunter, um dos compositores preferidos de Elvis.

Um dos grandes destaques do "The Fool Album" é uma outra gravação informal, na realidade uma longa Jam Session, onde Elvis cantou o clássico de Bob Dylan, "Don´t Think Twice, It´s All Right". Infelizmente, apesar de sua oportuna inclusão, Felton Jarvis a editou aqui para uma quase mini versão da gravação inteira, que o grande público só iria conhecer muitos anos depois. 


A impressão que passa é que o produtor não acreditou muito na gravação e a colocou apenas timidamente no disco oficial, como uma maneira do importante registro não passar em branco na discografia oficial de Elvis Presley. O LP se completa com uma música menor, Padre.

 Outra canção gravada em Nashville em 1971, que nunca alcançou maior destaque dentro da carreira do cantor. Lançado em julho de 1973, "Elvis" ou "The Fool Album" não conseguiu se destacar nas paradas, fazendo timidamente parte das principais listas de vendas. De qualquer forma o lançamento serviu para oficializar algumas interessantes gravações de Elvis que jaziam injustamente em um verdadeiro limbo musical. Eias as canções do disco:

 




FOOL (James Last / Carl Sigman)

 - Esta canção foi gravada em março de 1972 em Hollywood para ser usada na trilha sonora do filme "Elvis On Tour" (Elvis Triunfal, 1972). Porém a RCA desistiu de lançar este disco e ao invés disto investiu nos LPs gravados ao vivo "Madison Square Garden" e "Aloha From Hawaii". Assim esta canção foi arquivada e só foi lançada em março de 1973, como lado B do single "Steamroller Blues" (música gravada ao vivo no "Aloha From Hawaii"). Se tornou mais tarde carro chefe deste disco o que deixou Elvis surpreso.

WHERE DO I GO FROM HERE (Williams)


 - Outra que deveria fazer parte da trilha de "Elvis On Tour" (Elvis triunfal, 1972). Foi também gravada em março de 1972, em Hollywood e nunca usada. Felton Jarvis a achou perdida nos arquivos da RCA e a incluiu neste LP. Nessas mesmas sessões foram gravadas as canções de um dos singles mais vendidos da carreira de Elvis: "Burning Love / It's A Matter of Time".

LOVE ME, LOVE THE LIFE I LEAD (Macauley / Greenaway)


 - Canção romântica bem ao estilo de Presley da primeira metade dos anos 70. Esta música foi gravada em maio de 1971 em Nashville. Foi a última canção gravada por Elvis naquelas exaustivas sessões. Naquela ocasião o cantor gravou mais de trinta canções que dariam origem a diversos LPs como "He Touched Me" (premiado disco de música Gospel), "Elvis Now" (um de seus discos mais populares dos anos 70) e "Elvis Sings the Wonderfull World Of Christmas" (tentativa mal sucedida da RCA de reviver o clássico "Elvis Christmas Album" ).

IT'S STILL HERE (Hunter) 


 - Elvis ao piano. Canção gravada em 19 de fevereiro de 1971 em Nashville. Os músicos presentes a esta sessão lembram que Elvis chegou muito inspirado na manhã deste dia e gravou três canções de uma só vez ao piano, sozinho, sem acompanhamento. O interessante é que o horário preferido de Elvis para gravar era durante as madrugadas e esta gravação feita logo pela manhã foi uma quebra no seu "Modus Operandi".

 



IT'S IMPOSSIBLE (Manzanero / Wayne)

 - Gravada ao vivo em Las Vegas no dia 16 de fevereiro de 1972. É outro grande exemplo do talento de Elvis gravado nos palcos de Nevada. A canção havia se tornado sucesso na voz do cantor Perry Como, mas se imortalizou mesmo na voz do Rei. Ela foi gravada nos trabalhos iniciais do premiado filme "Elvis On Tour" (Elvis triunfal, 1972), mas como a RCA desistiu da trilha sonora do mesmo, ela ficou arquivada até Felton Jarvis a trazer à tona novamente e nos revelar mais um grande momento da carreira de Elvis Presley.

FOR LOVIN' ME (Gordon Lightfoot) 


- Country que foi sucesso na voz de Peter, Paul and Mary nos anos sessenta. A versão de Elvis foi gravada no dia 15 de março de 1971. Aqui o cantor exercita uma linha vocal do qual ele admirava muito. Em 1970 iria ser lançado um disco de Presley só com estes tipos de música: "Elvis Country - I'm 10.000 years old".

PADRE (LaRue / Webster / Romans) 


- Uma das músicas preferidas de Elvis Presley. Pode-se inclusive notar a extrema empolgação de Elvis nesta faixa. A versão original foi um velho sucesso dos anos 50 e que foi regravada nos anos 70 por Marty Robbins. A versão de Elvis foi gravada no dia 15 de maio de 1971 em Nashville.

I'LL TAKE YOU HOME AGAIN, KATHLEEN (adaptado por Elvis) 


- Esta é outra das canções que Elvis gravou ao piano na manhã do dia 19 de fevereiro de 1971. Sozinho ao piano Elvis Presley dá uma prova de seu enorme talento. Esta canção faz parte do folclore norte americano e sua primeira versão data de 1912, na voz de Will Oakland, seguida da versão de Slim Whitman lançada em 1957 pelo selo Imperial.

I WILL BE TRUE (Hunter) 


- A terceira música de Elvis gravada na manhã do dia 19. Esta e It's Still Here são versões do Rei do Rock para velhas canções de Ivory Joe Hunter. Sempre Elvis gravava canções antigas e lhes dava um novo tratamento. Os arranjos e as adaptações destas três músicas foram creditadas inteiramente a Elvis Presley.

DON'T THINK TWICE, IT'S ALL RIGHT (Bob Dylan)


 - Sucesso escrito por Bob Dylan que se tornou famosa nas vozes de Peter, Paul and Mary em 1963 e The Four Seasons em 1965. O cantor e compositor Bob Dylan sempre foi um fã declarado de Elvis, tanto que ele afirmou na revista Rolling Stone:"Sempre quis que Elvis Presley gravasse minhas músicas e ele gravou "Tomorrow is a Long Time", é o disco que guardo com maior carinho".

Por Pablo Aluísio

Fonte:http://pabloaluisio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...