Alguns críticos levantaram a questão de que a qualidade
da música de Elvis começou a deteriorar na RCA. Eles responsabilizam o
declínio ao cálculo comercial, o rígido esquema de gravação da RCA
(comparado com a atmosfera provisória, caseira na Sun), ou o desejo do
próprio Elvis de seguir os passos de Dean Martin. A música de Elvis
sofreu algumas alterações quando ele mudou para a RCA, mas o termo
"declínio" é muito severo para descrever a modificação de sua música. A
música de Elvis não declinou na RCA, mas isto a afastou do rockabilly.
Porém, nos anos 60, ela iria amadurecer para um legítimo som popular.
Parte da mudança em sua música foi resultado de
acordos feitos por Elvis e o coronel com a publicação sobre música Hill
and Range, que era afiliada à RCA. Depois que o acordo acabou, Hill and
Range criou duas novas companhias de publicidade musical: Elvis Presley
Music e Gladys Music. Essas companhias eram responsáveis pela obtenção
dos direitos de todas as canções gravadas por Elvis.
Esta organização era financeiramente vantajosa para
Elvis porque ele recebia não só pela performance cada vez que ele
gravava uma música, mas também pela divulgação. Hill and Range recebiam
metade dos lucros gerados pela Elvis Presley Music e Gladys Music. Os
compositores que editaram suas canções pelas duas empresas menores deram
uma grande porcentagem de seus direitos enquanto editores de música
pela oportunidade de escrever canções para Elvis.
Eles também eram chamados para dar a Elvis créditos
de co-autoria, mesmo ele não tendo escrito nenhuma canção ou parte dela
em toda a sua carreira. Mas os compositores não reclamavam, porque mesmo
com uma redução dos direitos, eles ganharam muito dinheiro. Ficou logo
aparente que toda canção que Elvis gravava vendia milhões de cópias.
Obviamente, seria o melhor financeiramente para
todas as partes se Elvis gravasse aquelas canções editadas por suas
próprias companhias, embora por contrato ele não estivesse proibido de
gravar outras músicas. No final das contas, o acordo com a Hill and
Range limitou Elvis porque o material obtido pela Elvis Presley Music e
Gladys Music algumas vezes vinha de compositores picaretas que haviam
sido contratados pela Hill and Range por anos. Qualquer escritor com um
acordo exclusivo com outra editora era impedido de ter seu trabalho
gravado por Elvis. Conseqüentemente, Elvis era por vezes sobrecarregado
com material medíocre de escritores sem brilho.
Jerry Leiber e Mike Stoller escreveram "Hound Dog", em
1952, para o cantor de blues Willie Mae "Big Mama", Thornton atendendo o
pedido de Johnny Otis, um lider de banda ambicioso, produtor,
compositor e R&B discotecário. Otis convidou o grupo para assistir
Thornton ensaiar em sua garagem transformada em estúdio.
Após assistir o poderoso cantor berrar alguns
números, Leiber e Stoller compuseram "Hound Dog" - uma canção sobre um
gigolô - em aproximadamente dez minutos. Thornton rosnou as letras
insolentes em uma batida de blues pesada e "Hound Dog" vendeu mais de
meio milhão de cópias, chegando ao n° 1 nas paradas de R&B e
tornou-se a gravação top de venda no mercado de R&B durante o ano de
1953.
Muitos intérpretes gravaram "Hound Dog," incluindo
artistas de country como Tommy Duncan, Betsy Gay, Jack Turner e Billy
Starr, e os artistas de salão Freddie Bell e os Bellboys. Bell animou o
ritmo e temperou as letras com um toque humorístico acrescentando a
linha, "Você nunca pegou um coelho e você nunca foi meu amigo." Elvis
foi atraído pela atuação dos Bellboys em abril de 1956 quando estava
hospedado no New Frontier Hotel em Las Vegas. Embora Elvis tenha
fracassado em Vegas, trouxe de volta uma pequena recordação - a versão
cômica de "Hound Dog."
Um artista cantando a toda voz a linha de abertura
para "Hound Dog" parecia bizarro porque a música havia sido escrita para
uma voz feminina e a decisão de Elvis de adicionar "Hound Dog" ao seu
repertório foi interpretada de forma variada pelos historiadores do
rock. Alguns insistem que Elvis deve ter se familiarizado com a versão
de Thornton porque ele era um entusiasta do R&B e eles especulam que
ele gravou a versão de Bell por reconhecer seu humor.
Os críticos sugerem que ele se apropriou da batida
blues sem entender suas raízes. Parece porém, provável que Elvis
conheceu o registro de Thornton. Ainda que a gravação de Elvis fosse uma
interpretação de rock 'n' roll surgida depois de Bell, sua execução no
concerto de Berle deve algo a ver com o som do blues de Thornton "Hound
Dog."
Pressionado pelo produtor Steve Sholes para gravar a
faixa, Elvis finalmente pegou "Hound Dog" após cerca de 30 tomadas nos
estúdios da RCA em Nova York. Apoiado por "Don't Be Cruel," a gravação
tornou-se o maior compacto de sucesso da história. Ele alcançou o n° 1 e
manteve essa posição por 11 semanas, mais do que qualquer compacto
feito na era do rock 'n' roll. Ele também alcançou o primeiro lugar nas
paradas de música country e "rhythm-and-blues".
"Don't Be Cruel" era o outro lado de of "Hound Dog".
Faixa relativamente nova, "Don't Be Cruel" não foi gravada por nenhum
cantor antes de Elvis. À medida que a canção não era associada com
nenhum estilo específico de cantar, Elvis poderia tomá-la inteiramente
para si. A calmaria da gravação com o toque rápido do ritmo, tom leve e
vocais harmoniosos dos Jordanaires indicam quão distante Elvis tinha ido
da sonoridade do R&B puro e da música country music.
"Don't Be Cruel" foi escrita por um
cantor-compositor de "rhythm-and-blues", Otis Blackwell. Ele vendeu a
canção para uma editora de música, Shalimar Music, por US$ 25 no natal
de 1955. O editor original de Elvis, Hill and Range, adquiriu a música.
Quando Elvis quis gravar a música, Blackwell havia
dito que ele poderia fazer um acordo e partilhar os direitos com ele,
apesar de Elvis não ter contribuído com nada na criação da música.
Blackwell estava desconfortável com o acordo, mas pensou em mantê-lo
para fazer um grande acordo financeiro com os direitos - se Elvis
gravasse a música. Esta não seria a última vez que Elvis recebeu crédito
por escrever uma canção que ele originalmente não compôs.
Durante a sessão de gravação, Elvis ensaiou "Don't
Be Cruel" um par de vezes com seus músicos regulares de reserva, um
pianista contratado pela RCA e os Jordanaires. Então o grupo trabalhou
na música, aprimorando-a conforme iam através de quase 30 takes. Todos
os músicos contribuíram com algo de seu próprio jeito. D.J. Fontana usou
a guitarra com capa de couro do Elvis como um tambor provisório para
capturar um efeito de tambor de corda arrumando-a através de sua bainha e
batendo de volta com um martelo.
Seus esforços resultaram em uma das músicas mais
amadas de Elvis e uma de suas favoritas. O total de vendas de qualquer
música de Presley era freqüentemente difícil de calcular, mas em março
de 1992, a música "Hound Dog"/"Don't Be Cruel" ganhou três vezes o
status de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Porém, isso foi mais do que apenas uma nova
estratégia promocional. Algumas implementações menores em sua música é
que transformaram Elvis Presley em um cantor de rock 'n' roll. Uma parte
vital dessa mudança ocorreu devido a imagem de Elvis que a mídia
construiu no decorrer do tempo, particularmente depois de suas
aparências controversas na televisão.
Talvez as aparências mais notórias de Elvis na televisão aconteceram quando ele foi três vezes convidado em The Ed Sullivan Show.
Fonte:lazer.hsw.uol.com.br/
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