Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

sábado, 3 de agosto de 2013

A origem da Famíla Presley




Elvis possui ascendência irlandesa por parte de pai; no final da primeira metade do século XVIII chega aos Estados Unidos o primeiro integrante da família Pressley estabelecendo-se no estado da Carolina do Norte; apesar do nome de família ser grafado com dois s, o pai de Elvis fora registrado com somente um.

A família Smith, família materna, tem origens nos estados das Carolinas. O avô materno de Elvis casou-se com uma prima-irmã, fato que gerou filhos com deficiências físicas e psicológicas, envolvendo álcool, drogas, desordens emocionais e mortes prematuras. 
 
Gladys Love Smith, mãe de Elvis, posteriormente conhecida como Gladys Presley, nasce no dia 25 de Abril de 1912 em Pontotoc no Mississippi, Vernon Elvis Presley ou simplesmente Vernon Presley nasce em 10 de Abril de 1916 em Fulton no estado do Mississippi.

No ano de 1933 os pais de Elvis se conhecem. Eles se casam em 17 de junho do mesmo ano na cidade de Pontotoc no Mississippi. Embora essa seja aceita como a possível origem de Elvis, surgiu recentemente a versão que ele possui ascendência escocesa. O ponto de igualdade entre as versões fica por conta do local escolhido pelos supostos antepassados para estabelecerem suas vidas; Carolina do Norte.






No final da primeira metade do século XVIII, um anglo-irlandês chamado David Pressley e seu filho Andrew desembarcaram em New Bern, Carolina do Norte, estabelecendo lavoura na fronteira com a Carolina do Sul. Algumas fontes afirmam que Andrew foi um valente soldado na Guerra da Independência, combatendo bravamente os ingleses.

Dunnan Pressley não seguiu os passos heróicos de seu pai Andrew, já que desertou da guerra contra os mexicanos, além de abandonar esposa e duas filhas: Rosalinda e Rosella. Rosella Pressley seria a bisavó de Elvis Presley.

Jessie Pressley, avô de Elvis, casou-se em 1913, com apenas 17 anos, com Minnie Mae Wood, fixando residência perto de Fulton, Missouri. Tiveram dois meninos: Vester e Vernon Elvis. Mudaram para East Tupelo, onde três meninas vieram ao mundo: Delta Mae, Gladys Earlene e Nashville Lorene.





Os Smith, família numerosa, da mesma forma tiveram suas origens nas Carolinas. Um tal de John Smith, residindo em Atlanta, na Georgia, teve um filho chamado Obe em 1850. Obe Smith seria o bisavô de Elvis Presley. Robert Lee, filho de Obe Smith, nasceu ao norte de Tupelo.

Tupelo (nome que vem do chickasaw topala), era uma cidadezinha arrasada pela guerra Civil que na verdade nunca foi recuperada após a guerra. Robert Lee Smith seria o avô de Elvis Presley. Robert Smith escolheu sua prima irmã Octavia Lavinia Doll Mansell como esposa.

Essa união consangüínea gerou filhos com deficiências físicas e psicológicas, envolvendo álcool, drogas, desordens emocionais e mortes prematuras. Entre eles o surdo-mudo Tracy, os alcoólatras Travis (morreu antes dos 40 anos) e Johnny (aos 46), além de Lavelle e Gladys.

Em 1861, Dunnan Pressley Junior casou-se com Martha Jane Wesson e estabeleceu-se em Fulton, Mississipi, uma região pacificada por um tratado com os índios assinado em 1832, e onde a terra era muito barata.





Antes de abandonar a mulher, Dunnan teve duas filhas com Martha: Rosalinda e Rosella. Nascida em 1862, Rosella seria a bisavó de Elvis. Rosella Presley cresceu e se tornou uma mulher muito estranha e misteriosa.

Dos 19 até os 30 anos, ela deu à luz nove crianças ilegítimas. Rosella nunca identificou seu amante ou fez qualquer exigência a ele – ou a eles. Ela era uma mulher orgulhosa e dura como pedra e criou sua prole trabalhando de sol a sol nas fazendas de algodão.

Da mesma forma que os Pressleys, a família de Gladys, os Smiths também vieram das Carolinas. O Tataravô de Elvis, John Smith, aparece no censo de 1850 em Atlanta, Geórgia. Em 1874, seu filho Obe Smith, casou-se com Ann Mansell e foi morar em Satillo, a noroeste do Estado do Mississipi, um pouco ao norte de Tupelo.

Bob Smith gostava muito de sua filha Gladys, a mãe de Elvis Presley, que era muito parecida com ele. Embora no fim da vida Gladys tenha mergulhado em profunda depressão, sua personalidade era muito forte e ela tinha um excelente astral, sempre rindo e brincando o tempo todo.





Quando Gladys tinha 19 anos, a saúde de seu pai, já cego, começou a piorar e a família decidiu mudar sua estratégia de sobrevivência, deixando de ser trabalhadores migrantes e estabelecendo-se em Tupelo, para aproveitar o desenvolvimento industrial da região.

Na década de 30, Tupelo havia se transformado em cidade-modelo do "New Deal", a política desenvolvimentista criada pelo Presidente Roosevelt.

East Tupelo estava cheio de Pressleys: 26 crianças do grupo escolar tinham este nome. O primeiro a chegar foi Jessie Pressley, o avô de Elvis, junto com os irmãos Noah e Calhoun.

 
 
 
 
 
Após alguns anos de casados Minnie Mae começou a odiar o seu jovem marido Jessie Pressley . Calhoun Pressley, certa ocasião, ofereceu uma boa descrição de seu irmão mais velho: 

"Jessie vivia mudando de emprego. Era um homem honesto, mas gostava de beber e sempre se metia em brigas de bar, indo parar na cadeia. Ele era magro, tinha quase 1,90 m de altura e gostava de se vestir muito bem.

Elvis herdou sua aparência física do avô Jessie" - O depoimento de Calhoun Pressley revela ainda que Jessie passava meses desempregado e que sua família geralmente ficava sem Ter o que comer, porque ele gastava todo o dinheiro necessário a subsistência em roupas e bebedeiras. Minnie Mae, como vimos, tinha bons motivos para detestar o marido irresponsável. Contudo, continuou com ele até 1947.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...