Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Young Elvis:a primeira gravação



A descoberta de Elvis Presley tem início com um assustado Elvis, de 18 anos, entrando em um estúdio de gravação em 1953, para preparar duas músicas em um disco de acetato a um custo de quatro dólares. O Memphis Recording Service era de propriedade e operada por Sam Phillips, que gravou artistas de "rhythm-and-blues" desde 1950. Nessa época, Sam Cornelius Phillips era conhecido como o produtor de discos independente mais importante de Memphis. Ele abriu a Sun Records em 1952 para gravar cantores de "rhythm-and-blues" (R&B) e artistas de música country.
Phillips gozava de uma reputação nacional como descobridor de artistas talentosos de R&B, como Rufus Thomas e Junior Parker. Phillips gravou esses cantores por empresas de discos independentes em outros lugares dos Estados Unidos, incluindo Chess Records em Chicago e o rótulo Modern em Los Angeles. Phillips financiou as sessões de gravação, pagou os músicos e gravou ele mesmo os artistas (freqüentemente atuando como engenheiro de estúdio) e então arrendou os discos master para outras empresas de discos. Sua reputação estava integrada em seus discos de cantores de blues, mas ele apenas começou a trabalhar com cantores de country quando Elvis bateu em seu estúdio de gravação pela primeira vez.
O folclore do rock 'n' roll relata uma versão diferente da primeira viagem de Elvis ao Memphis Recording Service. De acordo com antigas descrições mais sentimentais, Elvis era um talentoso mas inexperiente cantor que queria simplesmente fazer um disco para o aniversário de sua mãe. Como o aniversário de Gladys era em abril, o tempo dessa versão da história não está correto, pois Elvis preparou esse primeiro disco de acetato no verão de 1953. É mais provável que Elvis conhecia a reputação de Sam Phillips como um produtor independente e foi ao Memphis Recording Service pedir sua atenção.



Infelizmente, no dia em que Elvis decidiu dar uma passada lá, Phillips não se encontrava. Sua incansável secretária e assistente, Marion Keisker, estava administrando o estúdio de gravação sozinha. Ela notou as roupas berrantes de Elvis e seu longo cabelo alisado para trás e conversou com ele. Marion perguntou a Elvis que tipo de música ele cantava e com quem parecia. Sua resposta, "Eu não canto como ninguém", provocou sua curiosidade e, enquanto Elvis estava cantando "My Happiness" pelo Ink Spots para seu disco de acetato, Keisker também gravou ele para que Phillips pudesse ouvi-lo posteriormente.
Nos anos de 1950, o "rhythm-and-blues" envolvia uma combinação de blues urbano e balanço. Foi chamado de "música de raça" porque os músicos de R&B eram predominantemente afro-americanos. Phillips acreditou firmemente que o som do "rhythm-and-blues" poderia ganhar uma audiência de massa. Ele sabia que os adolecentes brancos de Memphis estavam ouvindo R&B, e suspeitava que isso fosse real em outras partes do país também. Phillips teve percepção para declarar, "Se pudesse encontrar um homem branco que tivesse o som negro e o sentido negro, eu poderia fazer bilhões de dólares". De acordo com Marion Keisker, essa foi uma declaração amplamente conhecida.
A segunda música de Elvis para o outro lado do acetato era outra música de Ink Spots, "That's When Your Heartaches Begin." Sua escolha do material - duas músicas pelo Ink Spots, um grupo de R&B conhecido - sugere que Elvis conhecia a declaração de Phillips e estava esperando que o produtor pudesse prestar atenção. Phillips ouviu as duas músicas do cantor desconhecido mas não fez nada sobre elas, embora dizem que o talento natural de Elvis mexeu com Sam Phillips.
Anos depois, após Elvis ter se tornado uma grande estrela, Phillips mudou um pouco a história. Ele disse que era a pessoa atrás da mesa no Memphis Recording Service no dia em questão. Para amparar sua declaração, Phillips apontou que Keisker não sabia como operar o equipamento de gravação, portanto ele era a única pessoa que poderia ter gravado Elvis. Mas Marion Keisker contou sua descrição do evento muitas vezes na imprensa e durante entrevistas televisivas, e, até que alguém discorde, Elvis nunca contestou sua versão.
 Fonte:howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...