Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Elvis no Cinema:G.I.Blues



Em Saudades de um Pracinha, sua primeira comédia músical, Elvis é o atraente e sedutor Tulsa MacLean, um sargento do Exército que está na Alemanha Ocidental. Tulsa e seus colegas querem ganhar bastante dinheiro para abrir uma boate quando voltarem à vida de civil. Convencido pelos amigos, Tulsa aceita a aposta com um grupo de praças para conquisar Lili, uma linda dançarina de cabaré no Café Europa. Lili (Juliet Prowse), tem uma fama de resistir aos soldados, então será necessário que Tulsa use todo seu charme para conquistá-la. Mas quando Tulsa se dá conta de que está apaixonado por Lili, ela descobre a aposta. Lili tenta controlar sua raiva para ajudar Tulsa a cuidar do filho de um amigo. No ensaio para a apresentação das Forças Armadas, Lili descobre que Tulsa desistiu da aposta e prova que realmente a ama. 



Nos bastidores de Saudades de um Pracinha

Saudades de um Pracinha marca o início do novo Elvis Presley. Aproveitando a boa publicidade da ida de Elvis ao Exército, o Coronel lança uma nova imagem de Elvis, mais limpa. Os críticos e as revistas perceberam as diferenças na imagem de Elvis, inclusive as mudanças na aparência pessoal e nas suas roupas. Lá se foram as costeletas que a imprensa achava tão ofensivas e também as calças agarradas. O novo visual era mais conservador - adequado ao estilo de Hollywood.
Produzido por Hal Wallis, Saudades de um Pracinha pegou emprestado alguns aspectos da vida pessoal de Evis para deixar o personagem Tulsa MacLean mais real. Isso não era nenhuma novidade para Wallis e sua equipe. Ele usou uma estratégia parecida nos filmes de Elvis anteriores ao exército, principalmente em A mulher que eu amo e Balada Sangrenta. A tentativa era atrair os fãs de Elvis que já conheciam a sua vida. Em Saudades de um Pracinha, Tulsa MacLean é um artista que logo dará baixa do Exército. Tulsa está na Alemanha Ocidental e é membro de uma divisão de tanques, como Elvis.


 Em vez de copiar um pouco da própria vida de Elvis, o filme é diferente dos filmes anteriores. a maior mudança é no gênero: Os seus filmes feitos antes do Exército eram dramas musicais; Saudades de um Pracinha era uma comédia musical. Os seus filmes anteriores se baseavam em livros ou histórias publicadas; Saudades de um Pracinha foi escrito especialmente para a tela e acompanhava uma estrutura mais simples. A equipe de Elvis e a produção tentaram suavizar a imagem do cantor na tela. O seu personagem é mais velho e mais maduro e, uma hora ele canta "Wooden Heart" para as crianças numa apresentação de marionetes, e depois cuida de uma criança. 
Outras diferenças notáveis incluem uma diminuição no estilo controverso de suas apresentações na esperança de conquistar um público mais familiar, não só adolescentes. Em Saudades de um Pracinha, Elvis não canta mais com os quadris como fazia antes, Juliet Prowse faz isso por ele. Embora algumas músicas tenham um ritmo mais agitado, elas não têm mais aquela conotação sexual, emocional que tinha nos discos anteriores ao Exército. "Mean Woman Blues" deu lugar a "Pocketful of Rainbows".




Criou-se uma grande jogada de marketing durante a produção do filme, principalmente para mostrar o novo Elvis. Autoridades de outros países em visita à Alemanha davam uma passadinha no set. Elvis conheceu os Reis do Nepal e também a Princesa Margarethe da Dinamarca, a Princesa Astrid da Noruega e a Princesa Margaretha da Suécia. Elvis conheceu tanta autoridade durante as filmagens que ele tinha dificuldade em manter o protocolo. Uma vez ele perguntou "É outra alteza?".
As mudanças de imagem e gênero de filme não significaram que Saudades de um Pracinha era um filme inferior, como disseram muitos biógrafos. Continua sendo uma excelente comédia musical, com várias canções e uma bela atriz acompanhando. O único resultado negativo do filme foi que Elvis seria desencorajado a fazer outros tipos de filme. Saudades de um Pracinha é considerado o protótipo dos musicais de Presley que, infelizmente, foram perdendo qualidade no decorrer da década.
 Fonte:howstuffworks



Canções apresentadas em Saudades de um Pracinha
  • What's She Really Like
  • G.I. Blues
  • Doin' the Best I Can
  • Frankfort Special
  • Shoppin' Around
  • Tonight Is So Right for Love
  • Wooden Heart
  • Pocketful of Rainbows
  • Big Boots
  • Didja Ever

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...