sábado, 12 de novembro de 2011
Bons Momentos Musicais nos anos 60
De janeiro de 1964 a maio de 1966, Elvis gravou apenas trilhas sonoras de filmes, a maioria em Hollywood. Insatisfeito com sua vida por razões pessoais e profissionais complexas, preferiu não se arriscar nos estúdios de Nashville para gravar qualquer material. Quando finalmente decidiu gravar um novo álbum, voltou ao estúdio com outros músicos e um novo produtor, Felton Jarvis.
Elvis foi aos estúdios da RCA, em Nashville, na primavera de 1966 para gravar um álbum gospel, How Great Thou Art. Quando criança, ele era envolvido com a música gospel. Memphis era o centro da música gospel branca durante a década de 50, e, quando adolescente, Elvis assistia com freqüência as canções gospel toda noite no Ellis Auditorium. No início de sua carreira de gravações, criou o hábito, que ficou para sempre, de aquecer-se antes de cada apresentação cantando músicas gospel com os Jordanaires ou com seus companheiros.
Elvis amava música gospel, mas ele favoreceu o estilo da harmonia a quatro vozes cantada por quartetos gospel masculinos associados às escolas de música do início do século passado. Um quarteto geralmente incluía o primeiro e segundo tenores, um barítono e um baixo. Na adolescência, os quartetos de gospel de que Elvis gostava incluíam os Blackwood Brothers, que ele conheceu pessoalmente, e os Statesmen, cujo cantor principal era o expressivo Jake Hess.
Os Statesmen eram conhecidos por suas canções sentimentais, altamente estilizadas, e Hess tinha fama de extravagante. Elvis ficou feliz quando Hess e seu último quarteto, os Imperials, acompanharam-no no estúdio para gravar "How Great Thou Art", além de algumas canções antigas, lançadas posteriormente. Estavam também no palco os Jordanaires e um grupo de apoio feminino. Os arranjos para os números gospel consistiam de material de Statesmen e Blackwood Brothers. Na maioria dos números, Elvis cantava sozinho, com um dos quartetos acompanhando-o. O ponto máximo das apresentações aconteceu quando Elvis e Hess fizeram um dueto na famosa música "If the Lord Wasn't Walking by My Side", dos Statesmen.
How Great Thou Art provou ser um marco na carreira de Elvis, dando a ele o primeiro dos seus três Grammys, esse na categoria Melhor Performance Sacra. Ganhou de Melhor Performance Inspirativa pelo He Touched Me, em 1972, e novamente nessa categoria pela canção "How Great Thou Art", do álbum Elvis Recorded Live on Stage in Memphis, em 1974.
Elvis criou How Great Thou Art durante uma época de luta pessoal e profissional. Ficava frustrado com a formalidade dos filmes e suas trilhas sonoras convencionais. O ideal é que Elvis gravasse um álbum gospel no momento em que estava com a criatividade e o espírito lá embaixo. O gospel inspirou seu interesse pela música, sempre o acalmava antes de uma sessão ou uma apresentação.
Em dezembro daquele ano, a transmissão de seu especial na TV, Elvis, mudou sua carreira, apresentando-o para materiais de gravação modernos e novos caminhos.
Fonte:howstuffworks
As Sweet Inspirations
Grupo vocal feminino,ganhador do Grammy,esse grupo fez fundo para Elvis,em seus shows e em muitos de seus discos,por oito anos.
Originalmente,elas cantavam com Aretha Franklin,tambem acompanharam vocalmente outros astros,como,Wilson Pickett,Solomon Burke,Esther Phillips,Van Morrison,no disco "Brown eyed girl",e até Jimi Hendrix,em seu album "Ladyland Eletric"na faixa "Burning in the midnight lamp",seus membros eram Emily(Cissy)Houston,mãe de Whitney Houston e irmã de Lee Warwick(filho de Dionne Warwick);Myrna Smith(que se casou com Jerry Schilling);Estelle Brown e Sylvia Shemwell.
O grupo gravou várias músicas pela Atlantic Records,sendo seu maior sucesso a música "Sweet Inspirations",escrita para elas,que acabou dando nome ao grupo,após o sucesso da gravação.
Duas das irmãs de Aretha Franklin,Carolyn e Emma,eram membros originais do grupo.Após ouvir o seu disco,Elvis resolveu usa-las em suas gravações:"Elas,(as meninas) me fazem sentir minha alma".Começaram a trabalhar com ele em 1969.
Depois da morte de Elvis,elas juntaram-se aos shows de Ricky Nelson.Apareceram no filme"Elvis não morreu" em 1979 e em "The Idolmaker" em 1980.
Elvis dava destaque aos seus músicos e grupos em seus shows,muitas vezes,as Sweet Inspirations abriam o espetáculo,cantando por até 15 minutos,os maiores sucessos de Aretha Franklin.No concerto em Pontiac(Michigan),cantaram"Sweet Inspirations".em 31 de Dezembro,de 1975,enquanto Elvis foi trocar suas calças que se rasgaram,durante o show.
Em 20 de Julho de 1975,em Northfolk,Virgínia,duas das integrantes saíram do palco,após serem insultadas por Elvis.Myrna Smith foi a única que permaneceu e depois Elvis pediu desculpas e a presenteou com um anel.Mais tarde ela tentou devolver o anel a ele,que não aceitou.Depois,ele mandou anéis a todas as outras,cada um no valor de US$5,000.
As Sweet Inspirations gravaram "Let it be me" em 1967 e Elvis,gravou em 1970;gravaram"Unchained Melody" em 1968 e Elvis em 1977.Elvis tambem gravou a música "Sweet Inspirations".
domingo, 6 de novembro de 2011
A História da Canção "Hound Dog"
Hound Dog
Depois de Elvis Presley abalar em The Milton Berle Show com seu gingado de quadris em "Hound Dog", essa melodia de R&B se tornou para sempre ligada a seu nome, ainda que ele não tenha sido o primeiro a gravar uma versão desse hit, nem tenha cantado a letra original.A canção foi escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller, em 1952, para a cantora de blues Willie Mae "Big Mama" Thornton, a pedido de Johnny Otis, um tumultuado DJ de R&B, produtor, compositor e líder de bandas. Otis convidou a equipe para assistir os ensaios de Thornton em sua garagem transformada em estúdio. Depois de assistir a poderosa cantora soltar a voz em alguns números, Leiber e Stoller compuseram "Hound Dog" - uma canção sobre um gigolô - em aproximadamente dez minutos.
Thornton rosnou a letra atrevida em uma batida acelerada de blues e "Hound Dog" vendeu mais de quinhentas mil cópias, chegando a posição número 1 das paradas de R&B e se tornando um disco top de vendas no mercado de R&B durante a ano de 1953. O DJ de Memphis, Rufus Thomas, gravou uma música-resposta chamada "Bear Cat", que foi lançada pelo selo da Sun de Sam Phillips.
Vários intérpretes gravaram "Hound Dog", incluindo os artistas de música country Tommy Duncan, Betsy Gay, Jack Turner e Billy Start, e os artistas de salão Freddie Bell e Bellboys. Bell animou o ritmo e temperou a letra de maneira bem-humorada, adicionando a linha "You ain't never caught a rabbit, and you ain't no friend of mine" (Você nunca pegou um coelho e nem foi meu amigo). Elvis foi atraído pela atuação de Bellboys em abril 1956 quando estava hospedado no New Frontier Hotel em Las Vegas. Apesar de Elvis e seu grupo fracassarem em Las Vegas, ele trouxe uma pequena lembrança na forma de versão cômica de Bell para "Hound Dog".Parte do motivo da versão de Elvis ter se tornado tão famosa é devido, sem dúvidas, à televisão. Elvis apresentou a canção para uma audiência nacional no The Milton Berle Show no dia 5 de junho de 1956 e a atenção gerada pela performance controversa resultou num convite para The Steve Allen Show, em que Elvis cantou a música para um cão bassê.
Quando Elvis cantou "Hound Dog" no The Ed Sullivan Show, a música foi associada à controvérsia. Elvis provocou a audiência do estúdio de Sullivan (que estava preparada para a explosão do jovem cantor) começando e então parando a canção depois da primeira nota.
Um cantor soltando a voz na linha de abertura da "Hound Dog” parecia estranho, porque o som havia sido escrito claramente para uma voz feminina e a decisão de Elvis em adicionar "Hound Dog" em seu repertório foi interpretada de diferentes maneiras pelos historiadores do rock.
Alguns insistem que Elvis devia estar familiarizado com a versão de Thornton porque era um entusiasta do R&B, e especulam que ele gravou a versão de Bell porque reconhecia seu humor. Os críticos sugerem que ele se apropriou da batida do blues sem observar suas raízes.
Parece mais provável, contudo, que Elvis conhecesse a gravação de Thornton. Apesar da versão gravada de Elvis ter sido uma interpretação de rock 'n roll copiada de Bell's, sua execução no show de Berle se traduziu para o linguajar rosnado, a pancada afiada do blues de Thornton "Hound Dog".
Pressionado pelo produtor Steve Sholes para gravar essa melodia, Elvis finalmente capturou "Hound Dog' depois de aproximadamente 30 tomadas nos estúdios da RCA, em New York. Apoiado em "Don't Be Cruel", o registro se tornou um dos maiores hits história.
Fonte:howstuffworks
Elvis no Cinema:Girls!Girls!Girls!
Garotas e mais Garotas (Girls! Girls! Girls!)
Ross Carpenter, o personagem de Elvis em Garotas e mais Garotas
é um exemplo perfeito do papel a que mais Elvis é associado - o
bonitão, solteiro, sem responsabilidades e com um trabalho legal. Ross
trabalha como piloto de barco e trabalha como cantor à noite em uma
boate para comprar o barco que foi de seu pai. A rica Laurel Dodge
(Laurel Goodwin), apaixonada por Ross, compra o barco para ele, sem que
ele soubesse. Quando Ross descobre que Laurel comprou o barco,
seu orgulho fica ferido e ele vai embora sozinho. Laurel o segue em um
barco pilotado por Wesley Johnson (Jeremy Slate), que se torna um vilão.
Ross salva Laurel de Wesley e ela percebe que ele realmente a ama. Ross
pede que Laurel venda o barco assim ele fica livre para casar com ela e
construir um barco novo.
Nos bastidores de Garotas e mais Garotas!
Garotas e mais Garotas! juntou novamente
Elvis, o produtor Hal Wallis e o diretor Norman Taurog. A combinação de
Wallis, Taurog e Presley foi responsável por dois grandes sucessos de
bilheteria de Elvis: Saudades de um Pracinha e Feitiço Havaiano. A Paramount usou este detalhe para vender aos donos de cinema no país.
Neste
pacote promocional, estavam algumas "dicas quentes" sobre como melhorar
o público para o filme. Para os cinemas passarem o filme durante a
temporada de futebol, foi sugerido chamar um grupo de animadoras de
torcida para chamar a atenção.
O grupo deveria gritar "Ah! Ah! Ah!
Garotas e mais Garotas!", tanto na frente do cinema como no campo de
futebol. Outra sugestão ficou conhecida como "Uniforme das
Garotas" e envolvia levar alguns deles para a frente do cinema. A roupa
tinha que ser vestida e elas carregavam cartazes idênticos dizendo"Garotas e mais Garotas!
Estrelando Elvis Presley". Esta sugestão terminou anunciando 'Se não há
mais uniformes disponíveis, qualquer de três adolescentes da mesma
altura podem fazer a mesma coisa". Felizmente Elvis tinha apoio
suficiente da Paramount e não precisou desses tipos de apelo para chamar
o público.
Canções apresentadas em Garotas e mais Garotas!
- Girls!Girls!Girls!
- I Don't Wanna Be Tied
- We'll Be Together
- A Boy Like Me. A Girl Like You
- Earth Boy
- Return to Sender
- Because of Love
- Thanks to the Rolling Sea
- Song of the Shrimp
- The Walls Have Ears
- We're Coming in Loaded
- Dainty Little Moonbeams
- Girls! Girls! Girls (reprise)
- Never Let Me Go (cantada pelo personagem de Stella Stevens)
- The Nearness of You (cantada pelo personagem de StellaStevens)
- Baby, Baby, Baby (cantada pelo personagem de Stella Stevens)
- Mama (cantada por Elvis, Goodwin, Puglia, and Valenty)
- Fonte:howstuffworks
Assinar:
Postagens (Atom)