Grupo vocal feminino,ganhador do Grammy,esse grupo fez fundo para Elvis,em seus shows e em muitos de seus discos,por oito anos.
Originalmente,elas cantavam com Aretha Franklin,tambem acompanharam vocalmente outros astros,como,Wilson Pickett,Solomon Burke,Esther Phillips,Van Morrison,no disco "Brown eyed girl",e até Jimi Hendrix,em seu album "Ladyland Eletric"na faixa "Burning in the midnight lamp",seus membros eram Emily(Cissy)Houston,mãe de Whitney Houston e irmã de Lee Warwick(filho de Dionne Warwick);Myrna Smith(que se casou com Jerry Schilling);Estelle Brown e Sylvia Shemwell.
O grupo gravou várias músicas pela Atlantic Records,sendo seu maior sucesso a música "Sweet Inspirations",escrita para elas,que acabou dando nome ao grupo,após o sucesso da gravação.
Duas das irmãs de Aretha Franklin,Carolyn e Emma,eram membros originais do grupo.Após ouvir o seu disco,Elvis resolveu usa-las em suas gravações:"Elas,(as meninas) me fazem sentir minha alma".Começaram a trabalhar com ele em 1969.
Depois da morte de Elvis,elas juntaram-se aos shows de Ricky Nelson.Apareceram no filme"Elvis não morreu" em 1979 e em "The Idolmaker" em 1980.
Elvis dava destaque aos seus músicos e grupos em seus shows,muitas vezes,as Sweet Inspirations abriam o espetáculo,cantando por até 15 minutos,os maiores sucessos de Aretha Franklin.No concerto em Pontiac(Michigan),cantaram"Sweet Inspirations".em 31 de Dezembro,de 1975,enquanto Elvis foi trocar suas calças que se rasgaram,durante o show.
Em 20 de Julho de 1975,em Northfolk,Virgínia,duas das integrantes saíram do palco,após serem insultadas por Elvis.Myrna Smith foi a única que permaneceu e depois Elvis pediu desculpas e a presenteou com um anel.Mais tarde ela tentou devolver o anel a ele,que não aceitou.Depois,ele mandou anéis a todas as outras,cada um no valor de US$5,000.
As Sweet Inspirations gravaram "Let it be me" em 1967 e Elvis,gravou em 1970;gravaram"Unchained Melody" em 1968 e Elvis em 1977.Elvis tambem gravou a música "Sweet Inspirations".
Nenhum comentário:
Postar um comentário