Hound Dog
Depois de Elvis Presley abalar em The Milton Berle Show com seu gingado de quadris em "Hound Dog", essa melodia de R&B se tornou para sempre ligada a seu nome, ainda que ele não tenha sido o primeiro a gravar uma versão desse hit, nem tenha cantado a letra original.A canção foi escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller, em 1952, para a cantora de blues Willie Mae "Big Mama" Thornton, a pedido de Johnny Otis, um tumultuado DJ de R&B, produtor, compositor e líder de bandas. Otis convidou a equipe para assistir os ensaios de Thornton em sua garagem transformada em estúdio. Depois de assistir a poderosa cantora soltar a voz em alguns números, Leiber e Stoller compuseram "Hound Dog" - uma canção sobre um gigolô - em aproximadamente dez minutos.
Thornton rosnou a letra atrevida em uma batida acelerada de blues e "Hound Dog" vendeu mais de quinhentas mil cópias, chegando a posição número 1 das paradas de R&B e se tornando um disco top de vendas no mercado de R&B durante a ano de 1953. O DJ de Memphis, Rufus Thomas, gravou uma música-resposta chamada "Bear Cat", que foi lançada pelo selo da Sun de Sam Phillips.
Vários intérpretes gravaram "Hound Dog", incluindo os artistas de música country Tommy Duncan, Betsy Gay, Jack Turner e Billy Start, e os artistas de salão Freddie Bell e Bellboys. Bell animou o ritmo e temperou a letra de maneira bem-humorada, adicionando a linha "You ain't never caught a rabbit, and you ain't no friend of mine" (Você nunca pegou um coelho e nem foi meu amigo). Elvis foi atraído pela atuação de Bellboys em abril 1956 quando estava hospedado no New Frontier Hotel em Las Vegas. Apesar de Elvis e seu grupo fracassarem em Las Vegas, ele trouxe uma pequena lembrança na forma de versão cômica de Bell para "Hound Dog".Parte do motivo da versão de Elvis ter se tornado tão famosa é devido, sem dúvidas, à televisão. Elvis apresentou a canção para uma audiência nacional no The Milton Berle Show no dia 5 de junho de 1956 e a atenção gerada pela performance controversa resultou num convite para The Steve Allen Show, em que Elvis cantou a música para um cão bassê.
Quando Elvis cantou "Hound Dog" no The Ed Sullivan Show, a música foi associada à controvérsia. Elvis provocou a audiência do estúdio de Sullivan (que estava preparada para a explosão do jovem cantor) começando e então parando a canção depois da primeira nota.
Um cantor soltando a voz na linha de abertura da "Hound Dog” parecia estranho, porque o som havia sido escrito claramente para uma voz feminina e a decisão de Elvis em adicionar "Hound Dog" em seu repertório foi interpretada de diferentes maneiras pelos historiadores do rock.
Alguns insistem que Elvis devia estar familiarizado com a versão de Thornton porque era um entusiasta do R&B, e especulam que ele gravou a versão de Bell porque reconhecia seu humor. Os críticos sugerem que ele se apropriou da batida do blues sem observar suas raízes.
Parece mais provável, contudo, que Elvis conhecesse a gravação de Thornton. Apesar da versão gravada de Elvis ter sido uma interpretação de rock 'n roll copiada de Bell's, sua execução no show de Berle se traduziu para o linguajar rosnado, a pancada afiada do blues de Thornton "Hound Dog".
Pressionado pelo produtor Steve Sholes para gravar essa melodia, Elvis finalmente capturou "Hound Dog' depois de aproximadamente 30 tomadas nos estúdios da RCA, em New York. Apoiado em "Don't Be Cruel", o registro se tornou um dos maiores hits história.
Fonte:howstuffworks
Nenhum comentário:
Postar um comentário