Elvis estava muito nervoso sobre sua volta às
apresentações em Las Vegas, a cidade que foi à loucura quando ele
apareceu no Hotel New Frontier em 1956. O medo de falhar não havia
diminuído com o passar dos anos.
Apesar de ter tido tempo para vários ensaios antes
de começar no International, ele não teve a oportunidade de fazer
qualquer improviso antes de uma platéia ao vivo, o que aumentava sua
ansiedade.
Elvis pode ter ficado amedrontado, mas o Coronel
Parker estava ao seu lado quando começou a promover Elvis por toda Las
Vegas. Ele alugou todos os outdoors disponíveis e colocou anúncios de
meia página nos jornais locais e de comércio. Ele encheu o lobby do
International com souvenirs de Elvis Presley: camisetas, chapéus, discos
e animais de pelúcia.
O Coronel teve certeza de que a volta de Elvis para
os palcos seria o evento do ano. Kirk Kerkorian, o dono do Hotel
International, planejou enviar seu próprio avião para Nova York para
buscar a imprensa do rock para a noite da estréia.
A lista de celebridades que planejavam assistir à
estréia de Elvis incluía Pat Boone, Fats Domino, Wayne Newton, Dick
Clark, Ann-Margret, George Hamilton, Angie Dickinson e Henry Mancini.
Elvis havia pessoalmente convidado Sam Phillips, o homem que
desenvolvera seu talento bruto em um estilo musical exclusivo.
Em 31 de julho de 1969, Elvis se apresentou na
frente de uma multidão no International. Ao som de "Baby, I Don't Care",
Elvis entrou no palco. Não houve mestre de cerimônias para
apresentá-lo. Ele pegou o microfone, fez uma pose familiar do passado e
balançou as pernas para frente e para trás.
A multidão pulou das cadeiras e ele foi ovacionado
antes de cantar a primeira nota. A platéia de 2.000 pessoas começou a
assoviar, aplaudir e bater nas mesas. Algumas pessoas ficaram em pé nas
cadeiras. Quando os aplausos começaram a diminuir, Elvis começou a
cantar "Blue Suede Shoes" com tanta emoção que dez anos de suas músicas
de filmes se derreteram.
Elvis estava muito bonito naquela noite. Ele estava
vestindo uma roupa de karatê modificada, feita especialmente para ele
com cabelos pretos. Ele estava mais magro do que aparecera nos últimos
filmes e seu cabelo azul petróleo passava do seu colarinho. As
costeletas de Elvis estavam mais compridas do que nunca desde os anos
50.
Nunca haviam levado Elvis tão a sério, ele fez
piadas para a multidão sobre os velhos tempos e as antigas canções. Num
determinado ponto, ele decidiu dedicar seu próximo número para a platéia
e para os funcionários do International: "Esta é a única música que eu
pude pensar que realmente expressaria meus sentimentos para a platéia",
disse ele com toda a sua sinceridade, antes de começar "Hound Dog".
Elvis terminou o show com "What'd I Say" de Viva Las Vegas,
e novamente a multidão o ovacionou. Elvis voltou para o bis e cantou
"Can't Help Falling in Love", a música com a qual ele fecharia todos os
shows pelo resto de sua carreira.
Nos bastidores após a apresentação, muitas
celebridades incluindo Cary Grant, foram parabenizar Elvis sobre a sua
volta triunfante às apresentações ao vivo. Priscilla Beaulieu Presley,
em consideração à sua vida com Elvis, revela uma história tocante sobre o
Coronel Parker. Neste momento de grande triunfo pessoal e profissional
para seu único cliente, o Coronel foi para irem a seu camarim.
Todos podiam ver as lágrimas nos seus olhos. Ele
queria saber onde estava "o seu garoto". Quando Elvis saiu do seu
camarim, os dois homens se abraçaram, muito emocionados para dizerem
algo. Houve muitas histórias sobre o Coronel Tom Parker durante anos,
muitas delas ilustravam sua ambição, seus erros ou compaixão, mas
nenhuma revelava a complexidade do relacionamento entre Elvis e o
Coronel.
A maioria dos membros da imprensa do rock 'n roll
era adolescentes quando Elvis iniciou sua carreira, estavam estasiados
com a sua volta aos palcos e expressaram este entusiasmo em resenhas
brilhantes. A revista Rolling Stone declarou que Elvis era "sobrenatural" enquanto que a revista Variety o proclamou um superstar.
No dia, o Coronel sentou-se com o gerente geral do
International para discutirem o enorme sucesso da apresentação de Elvis.
O hotel ofereceu um contrato de cinco anos para Elvis tocar dois meses
do ano - fevereiro e agosto - com um salário de US$1 milhão de dólares
por ano.
Em seu típico estilo exibicionista, o Coronel pegou
sua caneta e começou a escrever cláusulas específicas na toalha de mesa.
Quando terminou, ele pediu para o gerente geral assinar a toalha para
fecharem o contrato. O "contrato da toalha de mesa" se tornou uma lenda
do show business apesar das críticas de Parker em prender Elvis em um
contrato longo não terem sido levadas em conta.
Seis meses depois de seu primeiro show em Las Vegas,
Elvis voltou ao International para outro mês de apresentações
esgotadas. Durante esta temporada, Elvis vestiu um jumpsuit no palco.
Bill Belew, que desenhou o traje de couro preto para o especial de volta
da TV desenhou um jumpsuit branco para a ocasião. O traje era aberto na
frente para mostrar o peito, apertado na cintura, e com boca de sino
que era a moda na época. O colarinho alto do traje possuía pedras
semi-preciosas e Elvis usou anéis de ouro e diamante nas duas mãos. Um
cinto de karatê em macramê feito de ouro e pérolas coloridas acentuava
sua cintura magra.
Dean Martin foi à noite de estréia da segunda turnê
de Elvis em Las Vegas. Elvis cantou "Everybody Loves Somebody Sometime"
como um tributo para Martin, o cantor pop que ele sempre admirou. Elvis
mudou seu repertório para esta temporada enfatizando suas gravações
atuais e incluindo algumas baladas de rock country contemporâneas.
Ele limitou o material antigo a alguns locais-chave
durante o show, ou os recuperava num arranjo do estilo medley. Ele
estava determinado a não só colher os louros, então ele se concentrou em
apresentar seu novo material e seu novo som, que desenvolvera com a
ajuda de Chips Moman na American Sound Studios.
O sucesso da volta de Elvis foi provavelmente
melhorado com o revival das músicas dos anos 50 que começaram no final
dos anos 60. Muitos artistas que ajudaram a desenvolver o rock 'n roll
repetiram o benefício deste interesse renovado nas raízes da rock music.
Bill Haley and the Comets, Chuck Berry e Jerry Lee Lewis estavam
excursionando novamente e atraindo multidões.
Elvis não só se beneficiou da loucura da nostalgia
do rock mas com certeza a influenciou. Contudo, Elvis cuidadosamente
manteve seu material novo e variado. Ele não se identificava com o
revival do rock 'n' roll e seu show nunca foi considerado um show das
antigas.
Rejuvenescido na sua carreira, Elvis também estava
experimentando crescimento pessoal e mudanças em sua vida particular. Em
1967, Elvis tinha se casado com sua namorada de muitos anos, Priscilla
Beaulieu.
Fonte:lazer.hsw.uol.com.br
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