Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Elvis e o Blues


Elvis Presley revolucionou a música popular, misturando blues que ouviu pela primeira vez como um jovem em Tupelo como country, pop e gospel. Muitas das primeiras canções de Elvis gravou para o selo Sun, em Memphis foram capas das primeiras gravações de blues por afro-americanos, e ele continuou a incorporar blues em seus discos e shows ao vivo para o resto de sua carreira.
 
Elvis encontrou pela primeira vez o blues em Tupelo, e manteve-se central para a sua música ao longo de sua carreira. A família Presley viveu em várias casas em Tupelo que estavam ao lado de bairros afro-americanos, e como o jovem Elvis e seus amigos, muitas vezes ouvi os sons de blues e gospel que fluem para fora das igrejas, clubes e outros locais. De acordo com a lenda do blues Mississippi Big Joe Williams, Elvis ouviu, em especial, em Tupelo o  guitarrista de blues Lonnie Williams.
 
Durante a adolescência de Elvis em Memphis, ele podia ouvir blues na Beale Street, a apenas uma milha ao sul da casa de sua família. O Produtor Sam Phillips tinha capturado muitos dos novos, blues eletrificados da cidade seus sons em seu estúdio na  Memphis Recording Service, onde Elvis iniciou sua carreira de gravação com a gravadora Sun de Phillips.



  Elvis estava inicialmente interessado em baladas para a  gravação, mas Phillips estava mais animado pelo som criado por Presley e músicos de estúdio Scotty Moore e Bill Black em 5 de Julho de 1954, quando os ouviu tocando do bluesman Arthur "Big Boy" 1946 gravação de Crudup "That's all right"

 Essa música apareceu no primeiro single de Elvis Presley, e cada um de seus outros quatro singles pela Sun Records também incluiu um cover de um blues da canção-Arthur Gunter de "Baby Lets Play House", "Good Rockin Tonight", de Roy Brown,"Mistery Train", e de Kokomo Arnold" Milk Cow Blues ", gravado sob o título" Milkcow Blues Boogie ", de Elvis, que provavelmente aprendeu de uma versão por western o  balanço do músico Johnnie Lee Wills. 

Som de Elvis inspirou inúmeros outros artistas, incluindo Tupelo rockabilly músico Jumpin 'Gene Simmons, cuja 1964 hit "Haunted House" foi gravada pela primeira vez por bluesman Johnny Fuller.


 
Elvis continuou gravando blues depois de sua mudança para a RCA Records em 1955, incluindo "Hound Dog", o primeiro gravado por Big Mama Thornton em 1952, Lowell Fulson de "Reconsider Baby," Big Joe Turner de "Shake, Rattle and Roll", e mais dois por Crudup, "My Baby Left Me" e "So Glad you"re mine." 

Uma das mais importantes fontes de material de Elvis foi o compositor americano Africano Otis Blackwell, que escreveu os sucessos "All Shook Up", "Dont Be Cruel "e" Return to Sender ". Na chamada de Presley" a"aparência no comeback NBC em 1968, seus ex-companheiros de banda Scotty Moore e DJ Fontana reuniram-se como ele que reprisou suas gravações iniciais na Sun e cantou outros blues, incluindo as músicas Jimmy Reed "Big Boss Man" e "Baby What You Want Me to Do." 

 O  Blues permaneceu como uma característica de performances ao vivo de Elvis até sua morte, em 1977.

 Fonte: msbluestrail.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...