Elvis' Giffs

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Prisioneiro do Rock'n'roll




 O próximo lançamento de filme-e-álbum de Elvis Presley foi Jailhouse Rock. O álbum em versão estendida (EP) lançado como trilha sonora para Jailhouse Rock serve como um instantâneo das épocas.

Os álbuns em EP eram uma fixação no setor de gravações durante a década de 50, caindo em popularidade durante a década de 60. Geralmente contendo de quatro a cinco músicas, um EP oferecia ao ouvinte algo mais do que um disco apenas, mas custava menos do que um álbum em long-play, que comportava em média de dez a doze canções. 

O EP final de Elvis lançado comercialmente era a trilha sonora de Easy Come, Easy Go em 1967. O EP de Jailhouse Rock também indicava a enormidade da popularidade de Elvis entre o fim 1957 e o início de 1958, permanecendo nas paradas de sucesso por impressionantes 49 semanas e permanecendo como No. 1 por 28 semanas.

 A Billboard o nomeou como o EP do Ano de 1958. O destaque do EP era a famosa canção título - a personificação da pessoa de Presley durante essa época. 





Escrita pelos lendários Jerry Leiber e Mike Stoller, "Jailhouse Rock" se tornou outra gravação No. 1 de Elvis. Ele entrou nas paradas britânicas como No. 1, tornando-o o primeiro disco a conseguir isso. 

A dupla compositora de rock 'n roll estava encarregada de escrever a maioria das canções para o filme Jailhouse Rock, embora estivessem menos do que entusiasmados com a atribuição. 

Beale Street em Memphis. De modo similar, o estilo de cabelo de Vince é uma versão levemente limpa do notório rabo de pato e costeletas de Elvis. O figurino e o corte de cabelo podem parecer detalhes sem importância agora, mas para os fãs e as audiências da época, as similaridades seriam óbvias e significativas.

 
Elvis, por outro lado, interpretou a maioria de seu material de modo simples, como quando gravou "Love Me" da dupla, que originalmente pretendia ser uma sátira da música country ocidental. Leiber e Stoller também sentiram que a investida de Elvis no território do R&B era um feliz acaso, e eles eram suspeitos de seu interesse em blues e ritmos semelhantes.




Quando os três se reuniram durante a seção de gravação em abril de 1957 para "Jailhouse Rock," Leiber e Stoller rapidamente mudaram de idéia em relação a Elvis. Eles perceberam que ele conhecia sua música e ele era um burro de carga no estúdio.

 O par assumiu as sessões de gravação, servindo como produtores não-oficiais de "Jailhouse Rock", "Treat Me Nice", "(You're So Square) Baby, I Don't Care" e outras melodias. A colaboração deles com Elvis e seus músicos em "Jailhouse Rock" resultou na música de filme mais pauleira do cantor. D.J. Fontana falou de sua execução na bateria, "Eu tentei pensar em alguém, em uma turma de detentos esmagando rochas". 

Lançado em 1957, Jailhouse Rock oferece mais do que um resumo superficial das últimas manias e modas, entretanto, isso exclui o estrondo padrão entre gerações. O enredo apresenta a visão íntima do negócio de gravações de rock 'n roll (como interpretado por Hollywood) através do personagem de Peggy Van Alden, um "homem" que explora as gravações (título de 1950 para um promotor de gravações) que ajuda o ex-condenado Vince Everett (personagem de Elvis) a se lançar em uma carreira musical.
 
Como a audiência vê o negócio através do ponto de vista de Peggy, o tratamento do filme sobre rock difere de outros teenpics. Por exemplo, o rock 'n roll é um estilo de música estabelecido e aceito quando a história começa, e não há resistência organizada a ela pelas autoridades. 





Em geral, a atitude com relação à música no script é tanto conhecedora quanto respeitosa, servindo para validar o rock 'n roll como uma forma de arte popular - uma importante consideração para os adolescentes da época.
A cena resumidamente traça uma linha entre os dois tipos de música por geração e por classe, e é concluída sem os dois lados tentando se reconciliar, o que era incomum para os teenpics dessa época.

 Em vez disso, os fãs do jazz eram considerados esnobes e estúpidos, enquanto o supremo sucesso de Vince com gravações, televisão e filmes valida seu estilo de música. Para variar, o rock 'n roll supera outros tipos de música e seus proponentes sem um personagem ter que explicar ou defender a existência do rock 'n roll. 

Depois de agitar um pouco a canção, Vince descobre como "fazer a canção se adequar a ele". A cena ecoa os esforços de Elvis para conquistar um estilo pessoal na Sun Records no verão de 1954, um conto freqüentemente repetido na publicidade de Elvis. Para fazer a conexão entre Vince e Elvis ainda mais forte, os músicos utilizados na cena eram da banda de reserva do próprio Elvis. 

A maioria das canções foram escritas especialmente para o filme por Jerry Leiber e Mike Stoller, com Stoller fazendo uma breve aparição como um pianista de estúdio durante a cena na qual Vince grava "Don't Leave Me Now". A participação desses famosos autores de rock 'n roll na produção do filme adiciona autenticidade a ele, assim como a coreografia o faz para a canção do título. Elvis participou da coreografia de "Jailhouse Rock" com os passos baseados em seu estilo artístico controverso. 

por:Susan Doll
Fonte: lazer.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...