Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Elvis e o Karatê



Em Março de 1958, Elvis entrou no exército dos Estados Unidos e foi para o Fort Hood (perto de Waco, Texas) para treinar com a divisão da marinha. Ali viu uma demonstração de Judo ou Ju-Jitsu, mas não se têm registo de que ele tenha seguido algum treino formal nas artes marciais até 1959, quando esteve na Alemanha. O seu primeiro instrutor foi Juergen Seydal, um estilista de Karaté Shotokan.







Supostamente, Elvis treinou sob a tutela de mestres vietnamitas enquanto esteve em Paris. Enquanto esteve na Alemanha, Elvis passou uma grande quantidade de tempo praticando a sua nova paixão, em contrapondo com outras coisas pelas quais se interessava mas que abandonava rapidamente. Elvis dedicar-se-ia às artes marciais pelo resto da sua vida (cerca de uns 19 anos). Treinou com Hank Slemansky, um mestre de Karaté Shito-Ryu que também tinha treinado com Dan Inosanto e recebeu o cinto negro quando regressou aos Estados Unidos em 1960. Um álbum lançado no ano seguinte recebeu o nome “He touched me” e mostra Elvis ao piano exibindo ao pescoço um cinto negro. Hank Slemansky morreu em combate alguns anos depois no Vietnan.




.
Elvis ajudou a ensinar os membros da sua “Memphis Máfia” (os bons velhos rapazes) e amigos que manteve à sua volta como guarda-costas e companheiros de sparring. Alguns deles tinham outras funções e realmente trabalhavam, mas a maioria aproveitava-se da fama e da generosidade de Elvis Karate e depois deu emprego a guarda-costas e membro da Memphis Máfia baseado na sua paixão pelas artes marciais (muitos dos guarda-costas foram recomendados por Ed Parker). Saltando para 1974 por um minuto (4/9/74 para ser exactos, durante uma conversa sobre um cenário que Elvis deu sobre as artes marciais), Elvis recordou como magoou a mão nessa noite partindo tijolos antes do concerto, depois voltaria a falar num evento similar durante as filmagens de “G.I. Blues” em 1960 (o seu primeiro filme pós-exército). Passava muito do seu tempo entre tomas, partindo tábuas e tijolos (uma espécie de demonstração para os seus companheiros) mas aparentemente bloqueou mal um pontapé o que fez com que a sua mão ficasse inchada e roxa num instante. O pessoal da maquilhagem fez o melhor que pode e Elvis foi enviado para a cena com uma mão “grande e gorda que parecia que pertencia a outra pessoa”. Disse que se se olhar para a capa do álbum G.I. Blues, se poderá vê-lo a tocar guitarra com a mão deformada.







Mais tarde em 1960, Elvis assistiu a uma demonstração dada por Ed Parker no Beverly Hills Wilshire Hotel, ficou tão impressionado que falou com Parker logo que a demonstração terminou, dizendo “pareces um animal no teu campo tal como eu o sou no meu”, ficando impressionado pelos seus métodos inovadores ensinados por Parker e os movimentos fluidos do Kenpo. Mais tarde, Ed Parker disse que Elvis estava a estudar um sistema muito rígido e que gostava da flexibilidade do Kenpo (ficaram amigos e Parker ensinou-o durante o resto da sua vida). Observando o seu estilo é claro que o Kenpo da IKKA foi a principal influência para Elvis no que respeita à aplicação das artes marciais. Ed Parker afirmou que Elvis era um bom faixa preta e que às vezes o envergonhava sabendo o manual da IKKA às vezes ainda melhor que o próprio Parker. Elvis podia defender-se sozinho numa luta. Em 1956 lutou com um esposo furioso em Toledo e ganhou. E em 1966 bateu num empregado de uma gasolineira com 1,90m e ao seu amigo, que estavam incomodados com a atenção que Elvis tinha conseguido nas bombas. 








Elvis era um rápido aprendiz, recebeu o 2º Dan em 1963, saltou o 3º Dan e foi concedido o 4º Dan nos finais dos anos 60, recebeu o 5º Dan em 1971 e o 6º no inicio de 1973, recebeu o 8º Dan em Agosto de 1974 (Parker insistiu que era um grau honorário). Elvis disse a Ed Parker que não estava tão envolvido nos treinos como parecia, que gostaria de se ter dedicado às artes marciais a tempo inteiro. Elvis expôs as artes marciais a muita gente, dando-lhe uma visibilidade massiva quando estas ainda eram relativamente desconhecidas e Elvis era um dos poucos faixa preta não orientais. Uma das formas que usou para a mostrar, foi incorporando-as nos seus filmes, que inevitavelmente incluíam cenas de lutas. Durante as filmagens de "Flaming Star” Elvis partiu um braço de um colega seu. Deve ter praticado o potente e particular estilo de Chi Chung “iron shirt”, porque a actriz Millie Perkins partiu o pulso enquanto lhe dava uma bofetada na cara em “Wild in the Country”.










Poderia Elvis suportar os maus tratos físicos? Aparentemente sim. Elvis possuiu uma grande forma física durante a maior parte da sua vida. Uma coisa que não é muito conhecida é que Elvis realizava grande parte das cenas de perigo nos seus filmes. Numa delas caiu numa corrida de cavalo e saiu ileso. Assim como também sofreu vários cortes e partiu ossos durante as filmagens de vários dos seus filmes.
Elvis nunca teve a experiência de torneiros que muitos consideravam a verdadeira marca num artista marcial competente, simplesmente porque não tinha o tempo achava necessário para o fazer. A verdade é que Elvis foi um reconhecido e competente artista marcial que realmente amava todos os aspectos das artes e ocupou-se de divulga-las à sua maneira.
Em 1969, quando retomou a actuação ao vivo, Elvis incluiu muitos movimentos do Kenpo na sua coreografia, como socos, pontapés, mudanças da defesa, bloqueios, etc. Muitos destes movimentos prevaleceram até o final da vida de Elvis.













Ele ensinou Karaté ao seu baterista, assim este era capaz de antecipar os movimentos de Elvis.
Relativamente a Ed Parker, ele acompanhou o Elvis nas suas tornées, mais como amigo que guarda-costas. Elvis estava tão embebido no Kenpo que fez cozer o emblema do Kenpo em muitos dos seus casacos em 1970 e desde 1972 até 1975 colou o emblema da IKKA na sua guitarra.
Durante os anos 70 Elvis expandiu o lado físico das artes marciais. Praticou yoga, meditação e outras coisas.
Uma vez Elvis ia conduzindo pelo Boulevard Sunset em Los Angeles quando alguém lhe fez uma saudação de um só dedo. Elvis travou, saiu do carro e entrou na estação de serviço. Quando o sujeito tentou atacá-lo Elvis adiantou-se e deu-lhe dois pontapés na cabeça deixando o homem no chão. Regressou ao carro e foi-se embora. Elvis às vezes fazia loucuras.
Ele andava quase obcecado com a ideia de fazer um filme de artes marciais de alta qualidade. Em 1974 começou a filmar-se “The new gladiatos” (concebido pelo estudante de Parker George Waite, que também eram chegados a Elvis).





As artes marciais fizeram parte inclusive do divórcio de Elvis e Priscilla. Elvis e Priscilla conheceram o Mike Stone quando estavam no Hawai logo após o seu casamento. Elvis estava impressionado com a habilidade de Stone na luta. Uns anos mais tarde, Elvis voltou a encontrar-se com Stone em Las Vegas. Ambos foram ao penthouse de Elvis e falaram Karaté. Priscilla, tinha começado a ter aulas de Kenpo através de Parker e depois de ter alguns mestres terminou com Chuck Norris. Stone costumava visitar Norris para treinar Priscilla e ambos se envolveram numa relação não propriamente de Estudante-Mestre. Em Outubro de 1973, Priscilla e Elvis separaram-se.






Bill Wallace sobre Elvis:

“Era bastante bom para o tempo que dispunha para treinar, era bastante bom. Tinha 40 anos quando comecei a treinar com ele.”

Ed Parker:

“Elvis era um grande faixa preta … sob qualquer standard. Tinha muita coragem e a dor não o incomodava. Se por acaso alguém lhe tocava enquanto estava trabalhando, ele encarava isso como um homem. De facto, se lhe davas, ele voltava-se imediatamente sobre ti. Era rude e tinha muita coragem.”
paulocarneiro.no.comunidades.net

A Bíblia King James de Elvis


Elvis amava e estudava a Bíblia sendo profundo estudioso e conhecedor de seus ensinamentos.Consta que havia em Graceland,uma Bíblia em cada comodo da mansão.
Em seu quarto,ficava a Bíblia King James.....

Palavras de Ann Margrett em seu livro"Ann Margrett,my story":

"Quanto mais tempo Elvis e eu passamos juntos, mais aprendemos assustadoramente Tão semelhantes nós éramos. Algumas coisas eram óbvias, como um amor de motos, música e performances. Nós dois também tivemos ascensão meteórica no show business; gostavamos de nossa privacidade; nós amavamos nossas famílias, tínhamos uma forte crença em Deus ".



 A Biblia King James


A Bíblia King James tem 400 anos,sendo a mais vendida de todos os tempos.No inicio do século XXVI,na Inglaterra,apenas uma versão da Bíblia era permitida,a Vulgata Latina.Willian Tyndale desafiou o Rei e o  Papa,ao publicar em ingles uma versão de O Novo Testamento.Quando estava no meio do Antigo Testamento,morreu na fogueira,condenado por seus atos.Quando estava morrendo,rezou,pedindo a deus que houvesse alguem que terminasse seu trabalho.
Isso aconteceu,80 anos depois,quando o Rei James subiu ao trono,procurando fazer algo novo para dissipar aquele período de sombras.




Haviam duas versóes da Bíblia e nenhuma agradava a todos,então,em 1604,o Rei autorizou uma versão definitiva,que levou sete anos para ser concluida.Essa Bíblia era baseada no trabalho de Tyndale,que estava 80 % concluída.Foi finalizada em 1610 e o Rei James pode ver os frutos de seu trabalho,seu legado ultrapassou o pais,alcançando o mundo.Hoje,a versão dessa Bíblia ja esta em 4000 línguas.
Elvis possuía esse tesouro,em sua cabeceira.Era nela que ele estudava.

Elvis e o Capitão Marvel Jr.




Antes de começar o post, veja a imagem abaixo, que é a mesa do quarto do Elvis quando ele era apenas um menino:




Temos ali um pente de cabelo, gel, um carrinho e... um gibi do Capitão Marvel Jr?!?! isso mesmo!!! Esse aí é a edição #51 do gibi solo do Marvelzinho, de julho de 1947!
De acordo com o livro "Elvis Presley: The Man. The Life. The Legend", de Clarke Keogh, Elvis lia muitos quadrinhos e costumava desenhar o Superman, Bátima e, principalmente, o Capitão Marvel Jr. Aos 12 anos, Elvis descobriu o Capitão Marvel Jr. e ficou obcecado pelo herói.

E tem mais! Uma vez, em uma entrevista, o próprio Elvis mencionou seu antigo vício por quadrinhos: "quando eu era criança, eu era um sonhador. Eu lia quadrinhos e me sentia como o super-herói da revista".

Será que Elvis realmente se inspirou no Capitão Marvel Jr.? Vamos ver as semelhanças?





Primeiro: o cabelo. Elvis, para quem não sabe, era loiro natural. Isso mesmo! Ele tinha cabelos claros, mas ele pintou o cabelo de preto e fez um penteado igualzinho ao do Capitão Marvel Jr.





Olhem essa roupa. Vejam essa famosa foto de 1971 do Elvis, já um pouco mais velho. A roupa azul igual à do Capitão Marvel Jr. e o colarinho alto como se fosse a capa.




Vocês acharam a última foto forçada? Então olha essa aqui. Uniforme azul, capa e tem até uma blusa amarela por baixo, para simular o trovão.





AINDA não ficou convencido? Então olhe essa imagem do Freddy Freeman, alter ego do Capitão Marvel Jr. É ou não é a mesma roupa?





Mais uma curiosidade (essa é dica do Hell): o Alex Ross, no Reino do Amanhã, sempre desenhava o Capitão Marvel como o Elvis... achei esse rascunho do Ross! Sensacional!
Fonte:interney.net

Frases de Elvis


"Quando não se está apaixonado, não se está vivo."

"Eu não sou Rei. Cristo é o Rei. Eu sou apenas um cantor."

"Fofocas são apenas palavras pequenas vindas de mentes pequenas."

"A imagem é uma coisa o ser humano é outra. É difícil manter uma imagem."

"Eu não teria chegado aonde cheguei se não fosse com a ajuda de Deus, pois eu sei que ele guia cada passo meu."

"O dinheiro existe para ser espalhado, quanto mais felicidade ajudar a criar, mais valor tem."







"A única vez em que me meti em problemas foi quando roubei ovos, quando era menino. Acho que sei diferenciar o certo do errado."

"Se você odeia um outro ser humano por causa de sua raça, esta odiando parte de você mesmo."

"Cuidem bem dos vossos fãs e podem ter a certeza que eles cuidarão bem de vocês."

"A única coisa boa em ter dinheiro é que você não precisa se preocupar com ele. Se eu gastar tudo hoje amanhã ganho mais. Isso não importa. O que importa são as pessoas que temos a nossa volta."

"Deve haver alguma coisa em comum entre medicamentos e meditação, eles tem o mesmo efeito."

"Agora compreendo algo sobre mim mesmo. Tenho a força do céu e do inferno em mim. Preciso aprender a equilibrá-las porque são perigosas. Tenho que saber me controlar."






"Coincidência é coisa que não existe. Há significado para tudo. Sempre soube que existe uma vida espiritual mas não da forma como as igrejas impõem, causando medo. Se os rapazes me ouvirem falando essas coisas vão achar que estou louco."

"Eu era incompreendido até mesmo quando ainda era um menino em Tupelo."

"Eu era apenas uma criança muito protegida e mimada por ser filho único."

"Eu acho que é mais importante acreditar em Deus do que ir a Igreja."

"Eu não diria que garotas são um hobby meu. São um passatempo."

"Apenas sou um cara que procura respostas."

"Não sei uma nota de música. Nem preciso."

Fonte:sitequente.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jumpsuits,a marca registrada do King:Egyptian


Também conhecido como Folha Inca-Dourado,o Egyptian  foi usado pelo King em 1974 e tambem em 1976.Era um de seus favoritos.
Consistia em um macacão branco,com design egípcio bordado em ouro com relevos.Estreou na tournée de Junho/Julho de 1974,depois,novamente usado em Las Vegas,e só foi usado novamente entre Outubro e Dezembro de 1976.



















Elvis e Lisa


A maior alegria que Elvis teve na vida foi no dia em que sua filha Lisa Marie nasceu!Apesar da correria,assédio de fãns e tudo mais,Elvis idolatrava a família!Uma pena que não teve mais filhos nem que seu casamento não foi adiante e nem que encontrou alguem para dar seguimento a essa maravilhosa idéia.Creio que teria sido muito bom para ele.Quando Lisa nasceu,ele ficou no céu,literalmente.Por amor a sua filha,seria e foi capaz de tudo.Tudo o que fez e aturou foi por amor a ela.Somente a filha é a sua herdeira oficial em seu testamento,somente por ela,depois de sua querida mãe,ele viu que valeu a pena!

























Elvis e The Imperials Quartet


O The Imperials Quartet é o grupo vocal que esta presente no disco "How great thou art" com o qual Elvis ganhou o Grammy.





Fundado em 1964 por Jack Hess e Armond Morales,o grupo se apresenta ate hoje com sucesso.Ja tiveram em seus vocais mais de 25 cantores e ao longo dos anos ja gravaram mais de 40 albuns,tendo pelo menos,14 faixas eleitas a numero um,ganharam 04 Grammys,17 Dove Awards e fazem parte do Gospel Music Hall of Fame.
Eles acompanharam Elvis em discos e turnes.






Gladys Smith Presley


Gladys nasceu em 25 de Abril de 1912,em Pontotoc Country,Mississípi;era filha de Robert Lee Smith e de Octávia Luvenia,Dolly,que era muito bonita mas muito fragil,gerou nove filhos e fajeceu,em 1959,vítima de tuberculose..O Sr,Robert era tambem um homem bonito,fazendeiro de algodão e que tambem fazia biscates para poder sustentar a numerosa família,morreu aos 50 anos,subitamente,vítima de pneumonia,deixando Gladys então com 19 anos,trabalhandocomo costureira em Tupelo,ja que tambem ajudava no sustento dos irmãos.
Gladys gostava de jogar basquete,adorava música e tambem gostava de dançar.














Gladys conheceu Vernon em Tupelo,se apaixonaram e se casaram,em Pontotoc,no dia 17 de Junho de 1933,ela com 21 e Vernon com 17.Para isso.mentiram na idade.Em 08 de Janeiro de 1935,ela deu a luz a gêmeos,sendo que Jesse nasceu primeiro,porem,nasceu morto e meia hora depois,veio Elvis.Chegou a engravidar outra vez,entre 1942/43 mas abortou espontaneamente.Devido a saúde não poderia mais ter filhos.
A paixão pelo filho sobrevivente,fez Gladys se tornar uma mãe superprotetora,ja que ela pensava que Elvis,veio para viver pelos dois(ele e Jesse)Ela o seguia por onde ele fosse,sempre o cercando de cuidados,para que não se machucasse ou caísse.Quando na escola,o levava e buscava e ficava  vigiando o menino,pela janela da sala de aula.
Ela temia,temia muito,ate quando ele ficou famoso!
Não achava bom,pois acreditava que ele não resistiria ao sucesso,seria demais para ele,o considerava frágil.
Quando Vernon foi preso por falsificar um cheque,ela tomou as responsabilidades para  si e trabalhou duro em suas costuras para sustentar seu tesouro.Um dia,vendo que a janta eram um pedaço de broa de milho e folhasd de nabo,o menino disse:"Mama,um dia comprarei tudo o que voce quiser e nunca mais seremos pobres!"





Gladys orientava:"Meu filho,cuidado com certas moças!Procure uma moça boa de boa família que cuide de voce e fique com ela para que ela cuide de voce até a sua velhice.Não faça escolhas erradas,para que não se arrependa depois!Seja sempre honesto,Deus lhe guarde das coisas erradas"
Quando Elvis foi para o Exército,ela ficou desolada,mesmo quando ele os levou para a Alemanha,Gladys ficou muito fragilizada,então começou a definhar.Profundamente triste e deprimida,começou a beber.Tinha dificuldades para andar e se concentrar.Voltou a Memphis,para se tratar,mas foi internada e constataram a Hepatite.Elvis sempre que podia vinha ve-la.Apos varios dias,piorou e ficou em estado grave,até ter um ataque do coração e falecer,aos 42 anos de idade.Elvis veio correndo,mas era tarde.Fechado no quarto junto a mãe,foram possíveis ouvir seus lamentos e o seu desespero sobre seu corpo.Ele chorava e rezava.Não queria permitir a autópsia,Durante dois dias ficou ao lado do caixão,ate que Vernon o convenceu que ela precisava ser enterrada.Elvis saiu na frente e diante da mansão de Graceland chorou.




O Blackwood Brothers,quarteto favorito de Gladys,cantou no velório.Mais de 400 pessoas compareceram ao funeral.Elvis repetia:"Deixem meus fans,mamãe gostava muito deles".Na hora do caixão baixar a sepultura,Elvis precisou ser contido a força,em desespero abraçou o mesmo e repetia"Tudo o que fiz foi por voce,Mãe e agora voce esta levando tudo embora com voce!"Queria se jogar na cova e foi contido.Repetia"Ela não esta morta,só esta dormindo!"
Gladys foi enterrada no cemitério de Forest Hills mas quando Elvis faleceu e tambem foi enterrado la,inclusive junto ao túmulo de sua mãe,começaram a haver ameaças e telefonemas para Vernon,dizendo que planejavam roubar o corpo de Elvis,para pedir resgate.Vernon então,foi ate as autoridades e prefeitura da cidade e pediu uma autorização para enterrar Elvis em Graceland,pois la havia segurança 24 horas.Assim,conforme conseguiu a liberação,Vernon fez o translado,não só de Elvis mas tambem de Gladys,conseguiu ate o translado do pequeno Jesse,reunindo assim,para sempre a família Presley que com o passar do tempo,ganhou tambem as sepulturas de Vernon e da Vovó Dodge.
Vendo essa trajetória de amor e renúncia,fico imaginando se Gladys tivesse vivido ate ele voltar do Exército,quanta coisa teria sido diferente!Acredito que Elvis não teria feito muitas coisas e que ate teria vivido alem de seus 42 anos.....Porém mais maravilhoso é imaginar,quando ele se desprendeu de seu sofrimento aqui na Terra,la estava Gladys a sua espera,no Plano Espiritual,de braços abertos,sorrindo,junto de Jesse,esperando seu filho tão amado e o conduzindo a sua nova e eterna vida!!!!!

O Stax Studio



O Stax Stúdio,ficou muito famoso nos anos 60/70,por gravar a Soul Music,Entre os grandes astros que por la gravaram,citamos Issac Hayes,Booker T.and The MGs,Ottis Redding,Rufus Thommas,The Bar-Kays,The Stapes Singers,etc.
Elvis não estava muito a fim de gravar em 1973,pois não se sentia muito bem,então,Marty Lacker,que trabalhava no Stax,na época,o convenceu a gravar la,já que o Estúdio ficava perto de Memphis.
O Stax quebrou e teve seu prédio demolido,em 1989.
O grupo Ewarton foi formado com o objetivo dereconstruir o estúdio no mesmo local.Então,o grupo se renomeou,como Soulsville e em 1997,anunciaram seus planos de construir o museu Stax(Soul Music e Music Academy)





Foi nessa época que Kathy Westmoreland,participou,pela primeira vez de uma gravação com Elvis no estúdio.Tambe´m o acompanha nas gravações no Madison e no Hawaii.
Segundo Kathy,nos conta em seu livro,"Elvise Kathy",o estúdio não era luxuoso e sim bem simples,ficava no Gueto,e o som era muito bom!
As gravações se iniciavam as 20hs e iam até as 09 da manhã.





Nesse estudio,Elvis gravou tres discos:
Raised on Rock,Promised Land e Good Times
Fonte:euouçoelvistodososdias/orkut/Gláucia